Voluntários interessados em trabalhar nas eleições já podem se inscrever
21/05/2016 14:57 em REGIÃO

 

O eleitor que desejar trabalhar como mesário voluntário nas eleições deste ano já pode se inscrever. O cadastro pode ser feito presencialmente no cartório eleitoral ou pela internet. O prazo termina no dia 30 de junho. Estima-se que, somente em Minas Gerias, sejam necessários cerca de 190 mil mesários para trabalhar nas 352 zonas eleitorais do Estado, nas eleições deste ano.

Aqueles que vão trabalhar como mesários serão nomeados entre dois e três meses antes das eleições. Nas semanas anteriores ao pleito, são feitos treinamentos para capacitar os mesários a exercerem a função. Os voluntários podem se inscrever pelo site do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais ou no cartório eleitoral, que em Leopoldina, fica localizado na Rua Padre Julio, 45 - Centro. É necessário apresentar o título de eleitor e documento de identidade. O telefone de contato é (32) 3441-5160.

 Benefícios

Quem trabalha como mesário tem o direito de se ausentar de seu emprego pelo dobro dos dias trabalhados nas eleições e em que participou de treinamentos da Justiça Eleitoral. Além disso, o exercício da função de mesário pode ser critério de desempate para nomeação por concurso em cargos públicos, caso haja essa previsão no edital.

 

Em 2012, ano em que ocorreram as últimas eleições municipais, cerca de 75% dos mesários eram voluntários. Em 2014, último ano eleitoral, o número subiu para cerca de 80%.

  

 

Fonte: Rádio Muriaé/Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!