Casos prováveis de dengue caem quase 30% em Visconde do Rio Branco
04/07/2018 07:43 em REGIÃO

 

Em uma semana, o município de Visconde do Rio Branco teve queda de 29% nos casos prováveis de dengue, segundo o Boletim Epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), divulgado nesta terça-feira (3).

Os dados mostram a cidade caiu uma posição no ranking de municípios mineiros com casos provavéis da doença em comparação com o levantamento divulgado no dia 25 de junho. Os índices levam em consideração as quatro últimas semanas epidemiológicas.

Atualmente, os números apontam que a cidade teve 81 casos prováveis para os 41.182 habitantes, uma taxa de incidência de 196,69. No levantamento anterior, aparecia em 2º lugar na lista das 12 cidades, com 114 casos. Agora, o município ocupa a terceira posição e foi ultrapassada por João Pinheiro, no Triângulo Mineiro.

Os índices remetem a uma redução expressiva nos casos de dengue na região. Há uma semana, as cidades de Tocantins e Piraúba deixaram o ranking. Elas apareciam no levantamento com uma taxa de incidência considerada de nível médio.

O Estado registrou 22.514 casos prováveis de dengue com cinco mortes confirmadas, nenhuma delas na Zona da Mata ou no Campo das Vertentes. O número é menor que o registrado no levantamento anterior, quando 22.583 casos prováveis foram apontados.

 
Casos de dengue caíram 29% em uma semana em Visconde do Rio Branco, segundo levantamento da SES (Foto: Pixabay/Divulgação)Casos de dengue caíram 29% em uma semana em Visconde do Rio Branco, segundo levantamento da SES (Foto: Pixabay/Divulgação)

Casos de dengue caíram 29% em uma semana em Visconde do Rio Branco, segundo levantamento da SES (Foto: Pixabay/Divulgação)

 

Zika e Chikungunya

 

Em relação à Febre Chikungunya, Minas Gerais registrou 9.345 casos prováveis da doença, nenhum em cidades da Zona da Mata ou do Campo das Vertentes. Não houve também morte por causa da doença em 2018.

Já em relação aos casos prováveis de Zika, foram registrados 203 em 2018, até a data de atualização do boletim. Desse total, 60 foram em gestantes, divididas em 21 municípios. O maior número de registros está em Ipatinga, com oito casos, Montes Claros e Uberlândia, que têm sete gestantes cada e Janaúba, com seis casos.

 

Incidência

 

Ainda de acordo com o boletim do Estado, a taxa de incidência estima risco de ocorrência da dengue e a população exposta ao risco.

Os dados da SES-MG contribuem, então, para avaliação, planejamento e orientação das medidas de controle e ações de vigilância em saúde.

 

  • Incidência baixa: menos de 100 casos prováveis por 100.000 habitantes;
  • Incidência média: 100 a 299 casos prováveis por 100.000 habitantes;
  • Incidência alta: de 300 a 499 casos prováveis por 100.000 habitantes;
  • Incidência muito alta: mais de 500 casos prováveis por 100.000 habitantes.

Fonte: G-1 Zona da Mata

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!