A Secretaria Municipal de Assistência Social realiza um mutirão nos distritos para cadastramento no Cadastro Unico dos beneficiários do BPC – Benefício de Prestação Continuada. De acordo com a Secretaria, na próxima segunda-feira (9), os servidores realizarão visitas domiciliares e também estarão disponíveis para atendimentos nas praças principais dos distritos de Tebas, na quarta (11) em Piacatuba, quinta (12) Ribeiro Junqueira, e na sexta-feira (13) no distrito de Providência.
Idosos e pessoas com deficiência que recebem o BPC devem estar no Cadastro Único, para que o benefício seja mantido e também para acessar outros programas e benefícios. O prazo vai até 31 de dezembro deste ano. Caso o beneficiário tenha alguma dificuldade de deslocamento, a inscrição pode ser feita pelo responsável familiar. Basta apresentar o CPF de todas as pessoas que moram na residência com o beneficiário.
O cadastramento pode ser feito também nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) ou nas secretarias de assistência social dos municípios.
O Cadastro Único – porta de entrada para mais de 20 programas sociais – é um instrumento que identifica as famílias de baixa renda, permitindo que o governo conheça melhor a realidade socioeconômica de cada uma delas. Nele, são registradas as características da residência, a identificação de cada pessoa, a escolaridade, a situação de trabalho e renda, entre outras informações.
Fonte: O Vigilante