Grupo de dança de Viçosa é convidado para turnê na Europa
08/07/2018 06:54 em REGIÃO

 

Um grupo de dança de Viçosa, formado por 12 bailarinos moradores de bairros periféricos da cidade, foram convidados para fazer parte de uma turnê na Europa em agosto deste ano. O G1 conversou com a diretora do grupo e com alguns bailarinos para contar sobre a expectativa para os festivais.

A diretora do Núcleo de Arte e Dança, Patrícia Lima, contou que o grupo é formado por bailarinos do núcleo e que iniciaram os estudos como bolsistas do Centro Experimental de Artes da Prefeitura de Viçosa.

“O grupo Impacto de dança existe há mais de 20 anos e há 10 os bailarinos dançam profissionalmente há 10 anos, unindo dança urbana com dança contemporânea”, disse.

Lima contou que o grupo foi convidado após ela enviar portfólios aos organizadores e que os bailarinos farão apresentações em países europeus, como Holanda, Bélgica e Portugal, se apresentando normalmente em ruas para o público da cidade. “É muito interessante os festivais, que duram 3 dias, e os bailarinos se apresentam nas ruas, o que eles já fizeram bastante”, afirmou.

 

"O objetivo do grupo é levar o nome de Viçosa para o mundo, mostrar que a dança é capaz de muitas coisas, e, além disso, é uma realização pessoal e profissional para os bailarinos que se dedicaram à arte e mudaram o caminho deles”, completou.

 

O Grupo Impacto faz apresentações em teatros, e tem participado de importantes festivais de dança. Conquistou o Prêmio Cena Minas 2009 da Secretaria de Cultura de Estado da Cultura de MG com o espetáculo "No Alto da Rua", do coreógrafo Mário Nascimento.

O bailarino, Cleison Lana, tem 29 anos e é um dos participantes do grupo. Para ele, ir para países europeus é um sonho de muitos anos. “Desde quando começamos, formamos o grupo, era um sonho ir para fora do Brasil, e agora o sonho virou realidade,” relatou.

 
 
Grupo Impacto une dança urbana com dança contemporânea (Foto: Núcleo de Arte e Dança/Divulgação)Grupo Impacto une dança urbana com dança contemporânea (Foto: Núcleo de Arte e Dança/Divulgação)

Grupo Impacto une dança urbana com dança contemporânea (Foto: Núcleo de Arte e Dança/Divulgação)

Ele ainda contou que desde quando tiveram a confirmação, estão treinando bastante, até mesmo em casa. Dise ainda que a família e os amigos estão mais ansiosos que os próprios bailarinos.

Rafael Greorio de Ramos, de 28 anos, é Dj e bailarino e contou que quando receberam a notícia da viagem não acreditaram. “Quando recebemos a notícia ficamos tão felizes que eu não sabia onde colocava tanta emoção, estamos ensaiando muito para chegar lá e fazer um trabalho bem feito”, informou.

Para custear a viagem grupo está realizando ações em escolas de Viçosa para arrecadar a quantia necessária. E ainda busca patrocínio para custearem as despesas dos bailarinos e comissão técnica do grupo, afirmou a diretora.

 

Fonte: G-1 Zona da Mata

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!