Convênio entre Prefeitura e Universidade oferece apoio técnico a produtores de leite em Viçosa
09/07/2018 07:55 em REGIÃO

 

Uma iniciativa entre a Universidade Federal de Viçosa (UFV) e a Prefeitura deve facilitar o acesso de produtores rurais a técnicas e manejo do leite.

Ao todo, o projeto prevê um investimento anual de R$ 67 mil de recursos da própria Prefeitura. O projeto tem previsão de início a partir do segundo semestre deste ano.

Batizado de "Família do Leite", o programa tem como objetivo treinar estudantes dos cursos de Agronomia, Medicina Veterinária e Zootecnia e fornecer assistência técnica aos pequenos produtores de leite da região de Viçosa. A ação é realizada por intermédio da Secretaria Municipal de Agropecuária e Desenvolvimento Rural.

Segundo a administração municipal, a cidade conta atualmente com cerca de 130 produtores e, inicialmente, cinco deles vão participar do projeto. A seleção dos que serão atendidos obedeceu a uma série de critérios e contou com a supervisão do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (Cmdrs).

O convênio foi firmado em uma cerimônia realizada na última terça-feira (3), que contou com a presença da reitora da universidade, professora Nilda de Fátima Soares, do chefe do Departamento de Zootecnia da UFV, professor Marcos Marcondes, da presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável, Catarina Rodrigues, e de autoridades locais.

O secretário de Agropecuária e Desenvolvimento Rural, Marcos Roberto Fialho, acredita que o projeto trará benefícios para a economia da cidade, já que a pecuária leiteira é a principal atividade rural na região.

"São mais de 130 produtores na atividade com uma produção média de aproximadamente 12 mil litros de leite por dia. Com a adesão da Prefeitura de Viçosa ao programa, vamos conseguir potencializar ainda mais esses números”, conta.

A reitora acredita que o programa também será importante para os universitários "Com esse momento que o país está vivendo, de tantas dificuldades de diversas ordens, é preciso que unamos forças para que possamos transformar realidades”, diz.

 

Fonte: G-1 Zona da Mata

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!