Um Pregão Presencial marcado para o dia 8 de agosto de 2018, às 08h30min, no Setor de Licitações da Prefeitura de Leopoldina, conduzido pela Pregoeira Oficial Karine Louzada Gomes, vai selecionar para contratação, uma empresa especializada em medicina e segurança do trabalho.
A empresa a ser contratada terá que estar capacitada para a elaboração de laudos: LTIP, LTCAT, PPRA, PCMSO e realização de exames complementares, de acordo com exigências da NR7, para atender servidores da Prefeitura de Leopoldina.
O Edital foi publicado na edição nº 2303, de 27/07/2018, do Diário Oficial dos Municípios Mineiros e encontra-se disponível no site da Prefeiturawww.leopoldina.mg.gov.br link Licitações/Pregão, ou, na sala do Pregão localizado na Praça Professor Botelho Reis nº 28, 2ºandar – Centro – Leopoldina – MG. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone> (32) 3694-4280.
Segurança e medicina do trabalho: qual a diferença?
Na hora de pensar na saúde dos funcionários, existem duas áreas distintas que não podem ser negligenciadas na empresa: segurança e medicina do trabalho. No entanto, muitos gestores confundem as duas coisas, o que pode comprometer não só o bem-estar dos funcionários, mas também o exercício de suas atividades. Apesar de haver uma ligação, essas duas áreas possuem atuações bem diferentes.
O que é segurança do trabalho?
A segurança do trabalho é uma ciência que trata da prevenção de acidentes dentro do ambiente profissional. Trata-se de um conjunto de medidas técnicas que devem ser incorporadas na empresa, eliminando e prevenindo os riscos que as atividades de trabalho podem apresentar à integridade física dos funcionários. Além disso, é de responsabilidade da segurança do trabalho educar a mão de obra da empresa, ensinando-a a respeitar as medidas preventivas determinadas para preservar sua capacidade de colaboração. Essas medidas respeitam normas técnicas estabelecidas por lei, que buscam proteger o trabalhador tanto dos riscos inerentes à sua atividade (como acidentes com máquinas, contaminação por componentes químicos, etc), quanto de riscos genéricos (como incêndios e choques elétricos). Os profissionais aptos a atuar dentro dessa área devem ser técnicos ou engenheiros de segurança do trabalho.
O que é medicina do trabalho?
A medicina do trabalho, por sua vez, é a área que atua preservando a saúde do empregado, especialmente ligada às doenças ocupacionais e profissionais. Ela busca atuar em todas as frentes, prevenindo, diagnosticando e tratando as doenças que podem ser causadas pela atividade exercida no trabalho. O grande objetivo da medicina do trabalho é preservar a qualidade de vida do funcionário, incluindo sua saúde física, mental e social. Juntamente a isso, deve-se também avaliar a capacidade colaborativa do funcionário para exercer a função que lhe foi designada por meio de exames médicos ocupacionais, tais como o admissional, demissional, periódicos e de mudança ou retorno de função. Nesse caso, os profissionais devem ser graduados na área da saúde, como médicos, enfermeiros e auxiliares de enfermagem.
Mas afinal, qual a diferença entre segurança e medicina do trabalho?
Enquanto a medicina do trabalho se preocupa em manter e preservar a saúde e a qualidade de vida do funcionário, a segurança do trabalho garante a integridade física do mesmo e preservação da sua vida. Ambas as áreas, portanto, se complementam, sendo responsáveis por zelar pela melhoria do ambiente de trabalho e assegurar condições dignas de execução das atividades à toda equipe da empresa. A segurança e medicina do trabalho são assuntos que devem ser discutidos constantemente entre empregadores e funcionários. Investir nessas áreas é de fundamental importância para reduzir acidentes e doenças ocupacionais no ambiente profissional, além de trazer diversos outros benefícios tanto para a empresa, quanto para os colaboradores.
Fontes> Diário Oficial dos Municípios Mineiros e SST-Segurança e Saúde no Trabalho/ Jornal Leopoldinense