Dois jovens, um menino e um idoso ficaram feridos durante uma tentativa de homicídio com perseguição e tiroteio em Ubánesta segunda-feira, 06 de agosto. Os autores dos disparos têm passagens pela polícia e foram identificados como dois rapazes de 19 e de 18 anos. Nove cápsulas de armas de fogo foram apreendidas. A Polícia Militar (PM) explicou que foi acionada por ligações via 190 informando que foram ouvidos vários disparos na Rua Antônio Frederico Ozanan, parte alta do Bairro Eldorado.
O jovem de 20 anos contou que estava perto de casa, com a companheira de 18 anos, quando houve a aproximação de uma dupla em uma moto pela Rua Antônio Frederico Ozanan. Ao perceber que o carona sacou uma arma, semelhante a uma pistola, ele tentou entrar em casa, só que a porta estava trancada.
O carona da moto iniciou os disparos e ele fugiu para a Rua Vicente Leite por um barranco, caiu na laje de uma casa e continuou correndo ao ver que os autores o seguiram e atiravam. Ele se refugiou em uma casa de onde saiu com a chegada da equipe policial.
Segundo a ocorrência, um idoso de 71 anos ouviu os disparos quando estava na esquina da Rua Vicente Leite com Rua Claudionor Procópio de Sá. Em seguida, ele sentiu que foi atingido na perna direita. Já o menino de três anos ouviu os disparos e foi para o portão de casa na Rua Antônio Frederico Ozanan quando foi atingida por um tiro de raspão no ombro direito.
O rapaz alvo do ataque teve lesão no pé direito por causa da queda na laje e um ferimento de disparo nos dedos do mesmo pé. Ele não disse qual seria o motivo da tentativa de homicídio. No entanto, a PM tem evidências de que haveria uma rixa entre ele, que tem passagens pela polícia, e os suspeitos.
A jovem de 18 anos confirmou a versão do companheiro e teve escoriações nas pernas e dores nas mãos, porque se machucou durante a fuga.
Todas as vítimas foram encaminhadas para o Hospital Santa Isabel. A informação que a PM recebeu é de que passam bem. O G1 não conseguiu contato para apurar com a instituição.
Houve rastreamento, mas os dois suspeitos não foram localizados. As diligências continuam. Quem tiver informações que ajudem na investigação pode repassar, de forma anônima, pelo telefone da PM, 190, ou pelo Disque-Denúncia Unificado (DDU), 181.
A PM informou que no portão da casa do rapaz havia uma marca aparentemente proveniente de disparo de arma de fogo. Também foram recolhidas pela perícia quatro cápsulas de calibre 380, e dois projéteis do mesmo calibre. Populares entregaram mais cinco cápsulas calibre 380, totalizando nove cápsulas apreendidas.
O caso já foi encaminhado para investigação na Delegacia de Polícia Civil de Ubá.
Passagens policiais
O jovem de 20 anos, que era o alvo do ataque, tem passagens por tráfico de drogas, porte ilegal de arma de fogo, lesão corporal e roubo entre 2013 e 2016.
O de 19 anos identificado como um dos autores tem passagem por tentativa de homicídio, tráfico de drogas, lesão corporal, receptação, porte ilegal de arma de fogo, ameaça, furto, uso e consumo de drogas entre 2014 e 2017.
Já o rapaz de 18 anos, também apontado como envolvido no crime, tem registros por roubo e tentativa de roubo, tráfico de drogas, lesão corporal, receptação, direção perigosa, uso e consumo de drogas entre 2015 e 2017.
Fonte: G-1 Zona da Mata/ Marcelo Lopes