O caso veio à tona no dia 16 de agosto depois que o resultado do processo seletivo para a vaga foi divulgado. Alberto Smith de Souza Borges, de 30 anos, mora em Lavras (MG) e estuda em uma faculdade particular. Em fotos em uma rede social, ele aparece ao lado da prefeita da cidade, Ana Rosa Mendonça. Os comentários de amigos indicam que eles são um casal.
Ainda nas redes sociais, a aprovação de alguém tão próximo à chefe do Executivo gerou comentários e críticas. Além da aprovação do estudante, pontos específicos do edital do processo seletivo estão sendo questionados por alguns moradores.
Entre as dúvidas estão, por exemplo, o prazo entre a inscrição e divulgação do resultado, que não chegou a um mês. Outro ponto é a mudança na exigência do tempo de curso. No edital divulgado em janeiro para o mesmo cargo, o candidato deveria estar pelo menos no 2º período.
Já neste último edital, somente estudantes a partir do 6º período poderiam participar. No resultado do processo seletivo, consta que foram feitas somente três inscrições. O que para o advogado que acompanha o caso, pode ser um indício de irregularidade.
A polêmica chegou à Câmara de Vereadores. Um vereador fez um requerimento pedindo explicações. "Houve algumas mudanças, alguns itens, que estavam diferentes dos itens habituais, das exigências habituais de outros processos seletivos anteriores, daí a nossa preocupação em trazer isso ao conhecimento público, que é a função nossa lá na Câmara de Vereadores", disse o vereador Ronaldo Fernandes (PT).
O chefe de gabinete disse que não houve irregularidades no processo seletivo e que a abertura de mais uma vaga para estudantes de direito tem justificativa.
"Foi uma solicitação feita pela delega de Polícia Civil de Lavras, para o preenchimento da seção de um ou dois estagiários do curso de direito e a realização desse processo seletivo foi necessário porque quando da realização do 1º processo seletivo em janeiro, apenas o 1º candidato foi aprovado, o 2º candidato não obteve aí a pontuação mínima necessária, daí a necessidade da realização desse 2º processo seletivo", disse o chefe de gabinete Aristides Silva Filho.
O chefe de gabinete disse ainda que desconhece qualquer relação da prefeita com o aprovado no concurso. "Eu desconheço qualquer relacionamento afetivo da prefeita seja com essa pessoa, seja com qualquer outra pessoa neste momento da vida dela", completou o chefe de gabinete.
Por telefone, a prefeita Ana Rosa Mendonça (PSD) disse que não comenta assuntos da vida pessoal. A Polícia Civil não deu entrevista. Em nota, a assessoria de imprensa disse que não foi feito nenhum pedido formal de estagiário de direito para a Prefeitura de Ribeirão Vermelho.
Fonte: G-1 Zona da Mata