Adolescentes devem buscar imunização contra o HPV – sigla em inglês para Papilomavírus Humano. O vírus infecta pele ou mucosas tanto de homem quanto de mulheres e pode provocar desde verrugas anogenitais até câncer, a depender do tipo de vírus. A campanha de vacinação começou na última terça-feira, 4 de setembro.
A segunda dose pretende imunizar mais de 20 milhões de jovens entre 9 e 14 anos. A vacina HPV é eficaz e protege contra vários tipos de cânceres em mulheres e homens. A expectativa é de imunização de 9,7 milhões de meninas entre 9 e 14 anos e 10,8 milhões de meninos da faixa etária de 11 a 14 anos. A cobertura com a segunda dose está em 41,8% para meninas e 13% para meninos. A proteção é completa quando aplicada as duas doses da vacina.
Segundo estudo realizado pelo projeto POP-Brasil em 2017, a prevalência estimada do HPV no Brasil é de 54,3 %. O estudo entrevistou 7.586 pessoas nas capitais do país. Os dados da pesquisa mostram que 37,6 % dos participantes apresentaram HPV de alto risco para o desenvolvimento de câncer.
O levantamento indica ainda que 16,1% dos jovens têm uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST) prévia ou apresentaram resultado positivo no teste rápido para HIV ou sífilis. Os dados finais deste projeto serão disponibilizados no relatório a ser apresentado ao Ministério da Saúde até o final do ano. A campanha segue até o dia 28 de setembro nos postos de saúde e tem como slogan Não perca a nova temporada de Vacinação contra o HPV. (Foto: Confederação Nacional dos Municípios)