Cartório Eleitoral ministra treinamento com mesários desta eleição em Cataguases
REGIÃO
Publicado em 11/09/2018

 

O Cartório Eleitoral da Comarca de Cataguases deu início na manhã desta segunda-feira, 10 de setembro, no Centro Cultural Eva Nil, ao curso preparatório de Mesários sobre a Urna Eletrônica. O treinamento está sendo ministrado pela servidora da Justiça Eleitoral no município, Ana Maria Fernandes de Araújo e na abertura, pela manhã, também esteve presente o chefe do cartório eleitoral, Antônio Carlos Gonçalves.
 
O treinamento visa a ensinar os mesários sobre os procedimentos que devem ser adotados no dia da votação antes de seu início, explica Ana Maria. Uma das medidas mais importantes para a lisura do processo é a impressão da listagem chamada "Zerésima" que comprova a inexistência de votos naquela urna antes do início da votação, explica Ana, acrescentando que qualquer eleitor pode ter acesso a esta listagem e até apor sua assinatura nela confirmando que no momento do início da votação não havia nenhum voto registrado.
Também são ensinados no curso procedimentos sobre pessoas com problemas de mobilidade e algum tipo de deficiência, a atuação junto a uma eventual fila na sesão eleitoral no sentido de conferir a documentação correta do eleitor e, principalmente, sobre a justitificativa do voto. Ana Maria conta que eleitores de Cataguases não podem justificar o voto na comarca. "Esta é outra orientação que a equipe que está participando do treinamento está aprendendo e vai repassar ao eleitor caso isto ocorra em sua sessão", explicou.
 
Setenta pessoas participam do curso divididas em duas turmas com aulas que variam entre duas horas a duas horas e meia. O treinamento, revela Ana Maria, termina na próxima sexta-feira. Na sequência o curso será ministrado nas demais cidades que compõem a comarca, que são Astolfo Dutra, Dona Euzébia, Itamarati de Minas e Santana de Cataguases. O curso é gratuito e os participantes ainda ganham dois dias de folga no trabalho, finaliza a servidora da Justiça Eleitoral.
 
 
Fonte: Marcelo Lopes
image
 
Comentários
Comentário enviado com sucesso!