Confirmado : paciente com meningite é transferida do Hospital São João para BH.
15/09/2018 05:16 em REGIÃO

 

A Reportagem do RKF mais uma vez “correu atrás ” da informação e foi até a Secretaria de Saúde Municipal de São João Nepomuceno nesta manhã de sexta-feira 14/09. A redação recebeu algumas informações de que mais uma pessoa com sintomas e meningite havia sido hospitalizada na cidade. O Secretário de Saúde Sr. Isaías Sporch de Freitas não estava presente e fomos informados de que ele estaria em uma reunião na Prefeitura Municipal. Tentamos um contato telefônico com o mesmo sem sucesso na primeira oportunidade.Porém logo em seguida o Secretário retornou a nossa ligação. Isaías confirmou que que uma mulher de 28 anos natural de São João Nepomuceno e moradora na cidade de Rochedo de Minas deu entrada no PAM desta cidade na sexta-feira dia 07 de setembro. Ela ainda estava lúcida segundo Secretário e exames posteriores confirmaram a meningite.

Durante o final de semana o seu estado de saúde se complicou e ela foi no domingo 09/09, transferida para um hospital na cidade de Belo Horizonte.O seu estado de saúde atual é grave também de acordo com informações do Secretário. Ainda não foi possível afirmar com exatidão qual tipo de meningite a paciente contraiu e nem para que hospital ela foi removida.

Este é o segundo caso confirmado em nossa micro-região em menos de 2 meses. Isaías disse que este novo caso chamou a atenção da Gerência Regional de Saúde de Juiz de Fora  que prometeu dar suporte e logística para a Secretaria Municipal apurar e se for o caso entrar com ações de prevenção de novos casos.

POPULAÇÃO PERDE UM DOS PEDIATRAS : 

O Secretário confirmou também a saída do pediatra Dr. Jerônimo, que atendia há anos na cidade. O motivo seria o acúmulo por parte deste profissional de 03 vínculos empregatícios no serviço público , o que é vedado pela legislação (no máximo 02 são permitido ). Dr. Jerônimo segundo informações repassadas por Isaías, era concursado e atuava em Bicas e Rochedo de Minas  e trabalhava em regime de contrato em São João Nepomuceno. O médico teria optado por permanecer trabalhando nas outras duas cidades onde é concursado, mesmo tendo recebido uma proposta da administração municipal que reconhece o excelente trabalho por ele prestado, para permanecer contrato no município de São João e abdicar de uma das demais.

Por enquanto, o DR. Hedmílson Sanábio ” herdará ” os pacientes do Dr. Jerônimo e até a contratação de outro profissional ficará responsável por atender toda a demanda. Não há ainda previsão para contratação de outro especialista até então.

PROMOTORIA APURA  : O Secretário salientou ao RKF , que o coordenador regional das Promotorias de Justiça de Defesa da Saúde da Macrorregião Sanitária Sudeste, promotor Rodrigo Barros, está implacável quanto á apuração e cumprimento da carga horária de médicos das Equipes de Saúde da Família (ESF) na maioria das 94 cidades que integram a macrorregião, bem como a implantação de ponto biométrico nas unidades de saúde dos municípios.

Eis um trecho extraído do Portal G1 Zona da Mata que já no ano de 2014 citava o caso :

“Segundo informações do Ministério Público, as medidas são parte de um projeto desenvolvido pelas 35 Promotorias de Justiça situadas na Macrorregião Sanitária Sudeste. O coordenador regional disse que, após a recomendação de implantação de ponto biométrico expedida aos prefeitos e secretários de saúde, inúmeros profissionais pediram o desligamento das Equipes de Saúde da Família, o que, de acordo com ele, reforça a constatação de que as jornadas de trabalho nunca foram atendidas por grande parte dos profissionais.

Rodrigo de Barros disse ainda que a questão é gravíssima, considerando a real possibilidade de desassistência à população dos municípios que compõem a região (aproximadamente 1,5 milhão de habitantes), no que tange o acesso aos serviços públicos de atenção primária em saúde. “O encontro possibilitará o debate entre Ministério Público, municípios, Secretaria de Estado de Saúde, Ministério da Saúde/Governo Federal, Conselho Regional de Medicina, Associação Médica do Estado de Minas Gerais, Conselho Estadual de Saúde, Conselhos Municipais de Saúde, entre outros órgãos e entidades, visando a busca por soluções emergenciais e definitivas para o problema”, concluiu o promotor de Justiça.”

REPORTAGEM KADU FONTANA

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!