Autoridades afirmam que serviço de Oncologia não será alterado em Cataguases
24/10/2018 17:27 em REGIÃO

 

O Serviço de Oncologia do Hospital de Cataguases não vai deixar de funcionar nem reduzir suas atividades. Pelo menos é o que foi esclarecido em reunião nesta manhã de quarta-feira, 24 de outubro, no gabinete do prefeito Willian Lobo de Almeida, com a presença da diretora da Gerência Regional de Saúde, Aline Santos de Almeida e demais servidores daquela entidade, o Provedor do Hospital de Cataguases, Wilson Crepaldi Júnior (Bill), secretários municipais de saúde de cidades do entorno e os de várias pastas da Prefeitura de Cataguases, além de vereadores, do vice-prefeito Tita Lima, e representantes da sociedade como Lions e Rotary Clube, e o presidente do Conselho Municipal de Saúde, médico Joseph Freire. O deputado estadual eleito por Cataguases, Fernando Pacheco, que já foi secretário municipal de saúde, também esteve presente.
 
imageA reunião foi motivada, conforme explicou Willian, para esclarecer postagens feitas nas redes sociais Facebook e Instagram afirmando que o serviço de oncologia atualmente realizado em Cataguases vai passar por um "redirecionamento dos pacientes" que serão levados para tratamento em outras cidades, especialmente Muriaé. Um comunicado a este respeito foi divulgado no Facebook nesta terça-feira, 23, pela empresa responsável por este trabalho no município - Serviço Oncológico de Cataguases (SOC) - que é terceirizado pelo Hospital de Cataguases, e um vídeo de autoria do jornalista Samuel Pereira, divulgado naquela rede e também no Instagram, abordava o mesmo tema pedindo a população para se mobilizar no sentido de evitar este redirecionamento.
 
imageEstas duas postagens acabaram viralizando e uma enxurrada de questionamentos e reclamações surgiram exigindo um posicionamento das autoridades, o que ocorreu nesta manhã de quarta-feira. O prefeito Willian admitiu, sendo seguido por secretários de saúde dos municípios vizinhos, não ter dormido a noite em decorrência do volume de telefonemas, mensagens e explicações que foi obrigado a dar desde que o assunto veio a público nas redes sociais. Para pôr um ponto final nas dúvidas ele agendou esta reunião de urgência que foi tomada em grande parte por temas paralelos como os motivos pelos quais a saúde de Cataguases e sua microrregião passa por graves dificuldades, a busca por culpados pelo quadro de penúria atual, além dos problemas financeiros do hospital de Cataguases e atendimento à Atenção Básica. 
 
Sobre a realidade do serviço de Oncologia do Hospital de Cataguases Aline Santos foi objetiva e disse que "até o momento, nós da Gerência Regional de Saúde, não recebemos nenhum comunicado oficial sobre a interrupção dos serviços de oncologia em Cataguases nem sobre a transferência dos pacientes para Muriaé". Ela disse ainda que neste momento de transição de governo no Estado, "acredito que nenhuma decisão neste sentido será tomada e que se isto ocorrer há um canal de diálogo aberto para adequações e até a possibilidade de adotarmos um plano B", completou. Aline ainda lembrou que "a habilitação do serviço é do Hospital e não da prefeitura ou da Secretaria Municipal de Saúde".
imageEla, no entanto, citou a necessidade de melhoria no serviço como como garantia de permanência da Oncologia em Cataguases. Uma das necessidades mais urgentes, conforme informou, é alcançar o patamar exigido pelo Ministério da Saúde de 650 cirurgias/ano e 5.300 procedimentos de quimioterapia/ano. Questionado sobre o funcionamento do Serviço de Oncologia no Hospital, Bill Crepaldi (foto ao lado) revelou que "está dentro da normalidade e até o momento o Hospital não recebeu nenhum comunicado informando sobre alterações em sua rotina. O serviço continua sendo prestado normalmente", completou.
 
 
Fonte: Marcelo Lopes
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!