Catedral Metropolitana de Juiz de Fora muda local de celebrações por causa de obras de restauro
25/10/2018 06:19 em REGIÃO

 

As celebrações na Catedral Metropolitana de Juiz de Fora passaram a ser realizadas no salão paroquial. A mudança entrou em vigor nesta semana para permitir que as equipes façam a desmontagem e montagem dos andaimes para a sequência da obra de restauro da pintura artística interna da igreja.

O processo ainda não foi iniciado e a previsão é que dure até duas semanas. Os horários das missas permanecem os mesmos. A entrada para o salão paroquial é pelarecepção da Catedral, na Rua Santo Antônio, 1.201, Centro.

 

Restauro

 

Em agosto de 2016, começou o trabalho nas pinturas internas do teto, paredes e colunas da Catedral. Na época, foi divulgado que o orçamento era de R$ 670 mil e diversas iniciativas foram realizadas para arrecadar os recursos.

Parte da pintura existente é datada de 1956, que contribui para a evangelização ao narrar fatos e personagens religiosos.

A assessoria destacou que as primeiras etapas incluíram as reformas dos telhados, da fachada, da sacristia, da recepção, dos salões e das 45 salas do prédio administrativo. Houve a implantação de sistemas de prevenção de incêndio e de segurança, como alarmes e câmeras, a construção da nova subestação de energia, a informatização do serviço administrativo e pastoral, além do gradeamento em torno da igreja para proteger o prédio e proporcionar segurança aos paroquianos.

Na parte interna, houve obras de adequação às normas litúrgicas para garantir a acessibilidade, como a troca do piso. Foram feitas as Capelas da Ressurreição e de Adoração ao Santíssimo. Também foi implantado o sistema de ar condicionado e novos equipamentos para a melhoria da acústica da igreja, além do novo presbitério, novo altar e novo ambão.

Apenas a fachada da Catedral é tombada, conforme o decreto municipal 7.135 de 27 de setembro de 2001, levando em consideração o valor histórico e cultural, a composição das fachadas de características românicas e o conjunto arquitetônico harmonioso. Os objetos de preservação, cuja inscrição está no Livro do Tombo, abrangem a volumetria construtiva e as fachadas voltadas para a Avenida Barão do Rio Branco e Ruas Fernando Lobo, Santo Antônio e Espírito Santo.

 

Fonte: G-1 Zona da Mata

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!