Começou na terça-feira (14), em Cataguases, um trabalho de recolhimento do caracol gigante africano (Achatina fulica), conhecido popularmente como "Caramujo".
A empresa vencedora para coleta dos moluscos, conforme publicação no Jornal Cataguases de 2 de maio de 2016, através de edital de dispensa de licitação, foi a Fênix Terceirizações e Serviços Ltda-ME, que receberá pelo serviço o valor total de R$ 51.345,00 com contrato de 3 meses.
As equipes se concentraram nas margens do ribeirão Meia Pataca, inciando os serviços nas imediações do Mercado do Produtor, conforme informou o coordenador do Núcleo de Controle de Endemias, Alencar Norte, responsável pelo treinamento dos funcionários.
Na segundo-feira (13), a equipe que fará a coleta passou por treinamento (foto ao lado). Na oportunidade, também foi feito o planejamento e o cronograma da intervenção. A parte técnica do trabalho é de responsabilidade do Núcleo de Controle de Endemias, sob a coordenação de Alencar Norte.
O Achatina fulica, popularmente conhecido como caramujo ou caracol gigante africano transmite a doença meningoencefalite eosinofílica, ocasionada por larvas no cérebro da pessoa contaminada. A prevenção é a intervenção para evitar a reprodução do molusco e sua eliminação.
Conforme lembrou Alencar Norte, a Prefeitura só faz a intervenção em áreas públicas. Caso moradores encontrem em suas propriedades o caramujo, ele recomenda sua imediata destruição, utilizando sal, quebrando a carcaça e recolhendo-a imediatamente. É importante, no entanto, a utilização de luvas para manusear o molusco e garantir proteção de quem faz o recolhimento.
Fonte: Mídia Mineira/Com informações da Assessoria de Comunicação da PMC
através do Facebook