A partir desta segunda-feira (12), todas as repartições públicas da Prefeitura de Recreio passam a funcionar de 7h às 13h. A medida tem objetivo de conter despesas em meio ao momento de crise financeira, acarretada pela falta de repasses do Governo Estadual.
O novo horário está regulamentado pelo decreto nº 172/2018. Os setores que desempenham atividades essenciais e com calendário próprio deverão cumprir jornada na forma disciplinada pelo secretário competente.
Veja:
- Paço Municipal – 7h às 13h;
- Secretarias (saúde, educação e etc.) – 7h às 13h;
- Unidades de Saúde – 7h às 13h;
- Farmácia de Todos – 7h às 13h;
- Centro de Referência de Assistência Social – 7h às 13h;
- Secretaria Des. Urbano (coleta de lixo, limpeza urbana e etc.) – 7h às 16h;
- Escolas municipais – horário normal;
- Pronto-Socorro Municipal – horário normal;
- Transporte (hemodiálise, tratamento oncológico e etc.) – horário normal.
Por conta da dívida estadual com os municípios, diversos prefeitos decretaram situação de emergência financeira e adotaram normas para contenção de despesas. Em Recreio, o prefeito José Maria Barros, inicialmente, apenas alterou o horário de funcionamento das repartições. Segundo ele, outras propostas para conter gastos já estão em estudo. “Hoje o principal objetivo não só de Recreio, mas, de todas as prefeituras de Minas é tentar acumular o máximo de recursos em caixa para pagar os servidores”, disse.
O débito do Governo Estadual com Recreio é de mais de R$ 2,5 milhões (ICMS, FUNDEB, Saúde, Transporte Escolar, Piso Mineiro da Assistência Social e etc.). Os números são da Associação Mineira de Municípios, atualizado em 31 de outubro.
Fonte: Pólis Recreio