Trem Turístico Rio-Minas na pauta de audiência na ALMG nesta quinta-feira, 22 de novembro
REGIÃO
Publicado em 22/11/2018

 

Os projetos de trens turísticos ligando Cataguases-Leopoldina-Além Paraíba-Três Rios (Trem Rio-Minas), ligando a Zona da Mata mineira ao Estado do Rio de Janeiro; Belo Horizonte a Inhotim, na Região Central do Estado e Lavras-Três Corações-Varginha (Expresso do Rei), na Região Sul, serão tema de audiência pública da Comissão Extraordinária Pró-Ferrovias Mineiras da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). A reunião está marcada para esta quinta-feira (22/11), às 10 horas, no Plenarinho II. O requerimento para realização da audiência é do presidente da comissão, deputado João Leite (PSDB) e dos deputados Celinho do Sinttrocel (PCdoB) e Roberto Andrade (PSB).

"A reunião servirá para discutirmos, a partir de argumentos técnicos, econômicos e culturais, a reativação e utilização de trechos ferroviários com fins turísticos", afirma o deputado João Leite. "Esse tipo de utilização tem potencial para contribuir com a preservação da memória ferroviária e pode funcionar, também, como mais uma via de acesso à produção cultural do estado", conclui.

O tema também faz parte da agenda que a comissão pretende debater com a equipe de transição do governo eleito, em outra audiência pública, também já aprovada, para discutir o desenvolvimento do transporte ferroviário no Estado. As duas audiências foram aprovadas em reunião realizada no último dia 7 de novembro. Convidados – Alguns convidados sobre turismo ferroviário já confirmaram presença, entre eles representantes da ONG Trem, autoridades ligadas ao setor de transporte e personalidades vinculadas ao turismo no Estado.

Para refrescar a memória

As viagens do trem turístico que vai ligar Minas ao Rio de Janeiro vão ligar o município de Cataguases ao município de Três Rios, passando por Leopoldina,(Vista Alegre, Ribeiro Junqueira, Abaíba, Vila de São Martinho e Providência), Recreio, Volta Grande, Além Paraíba e Chiador, no trecho mineiro, e Sapucaia, no Estado do Rio.

O assunto tem despertado o interesse de todos, não só da população dos municípios diretamente envolvidos, mas também dos aficcionados pelo turismo de uma forma geral.O roteiro deve fomentar a atividade turística nesses municípios aproveitando os atrativos históricos e naturais desses lugares com as belas paisagens ao longo do 160 km do percurso. 

Os passeios serão realizados aos sábados, domingos e feriados, com a expectativa de transportar até 850 passageiros por dia.Os turistas poderão fazer o trajeto completo de ida e volta ou retornar para a origem trocando de trem na metade do caminho.

Dentro das composições, o passageiro contará com ações culturais e restaurante. O preço da passagem ainda não foi fechado, mas a ideia é ficar o mais atrativo possível para o passageiro, cerca de R$100,00 ida e volta.

 

Fonte: Jornal Leopoldinense

Comentários
Comentário enviado com sucesso!