Começa daqui a pouco a Black Friday 2018 e, como acontece tradicionalmente, a Lojas Americanas vão abrir à zero hora desta sexta-feira, 23 de novembro, permanecendo aberta até o último minuto daquele dia, funcionando vinte e quatro horas. A reportagem do Site do Marcelo Lopes esteve lá por volta das 15 horas quando começou a fila de cliente interessados em fazer compras a preços mais em conta. Às 15h25min, dez pessoas já estavam na fila, a maioria guardando lugar para amigos ou parentes. Apenas uma senhora com uma criança no colo, aguardava sentada esperando para comprar fraldas.
A gerente da loja, Laís Martins (foto ao lado), disse que a expectativa para este ano é superar as vendas do ano passado. "A gente espera vender mais, nos preparamos melhor e ao contrário de 2017, quando alguns produtos acabaram no meio da tarde, este ano, fizemos um estoque maior e mais diversificado e, assim, deveremos atender a todos os nossos clientes", disse. Sobre os preços ela também garantiu estarem bem abaixo do praticado normalmente pela loja. Outras grandes redes de varejo na cidade também vão funcionar em horário especial na sexta-feira e, em algumas delas, o aumento nas vendas já acontece nesta quinta-feira, como é o caso do Magazine Luíza, conforme informou o gerente, Luiz Henrique Lima Cardoso.
O consumidor também está recebendo uma saraivada de ofertas pela internet e, neste caso, todo cuidado é necessário para não entrar em enrascadas. Neste caso, o cuidado pé com a idoneidade da loja virtual. Segundo o Idec - Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor - é necessário certificar-se de que a empresa existe, verificando se possui endereço físico e canal de relacionamento com o consumidor. Também é importante acessar o histórico de reclamações no Procon de seu município e no site consumidor.gov.br, do Ministério da Justiça, para verificar a reputação da loja. Ao acessar o endereço eletrônico, verifique se aparece um cadeado no canto esquerdo da barra de busca. Caso esteja visível, provavelmente a loja é segura. Por fim, evite sites que só aceitam pagamento via boleto, pois além de não passar pela verificação da administradora do cartão, caso haja fraude, não conseguirá reaver o valor pago.
Fonte: Marcelo Lopes