Um projeto da Secretaria de Saúde de Muriaé/Núcleo de Educação Permanente, em parceria com a Faculdade de Medicina do Centro Universitário Unifaminas, está promovendo encontros de capacitação com médicos, cujo objetivo é aprimorar o cuidado às pessoas que utilizam as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) da cidade.
O Programa de Melhoria da Resolutividade da Estratégia Saúde da Família (ESF), leva especialistas para, em ambiente de compartilhamento de saberes e práticas em cuidados à saúde, aperfeiçoarem conhecimentos, desenvolverem estratégias e criarem condições que facilitem o acesso e os cuidados em saúde para os usuários do SUS na cidade.
O encontro “oficina Medicina da Família e Comunidade”, realizado segunda-feira (19), abordou sobre gestão da clínica. Foi o primeiro módulo do programa, que contará ainda com outras oficinas de capacitação com temas variados, sempre voltados para promoção, proteção, prevenção e recuperação da saúde dos pacientes das unidades de saúde.
Nesta primeira oficina, a médica Miriam Santana, mestre pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e professora da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Viçosa (UFV), apresentou os conhecimentos mais recentes e as evidências médicas mais adequadas para se organizar os serviços de Atenção Primaria, especialmente a Estratégia Saúde da Família.
Também foram listados pontos e dados a serem levantados pelos participantes em seu ambiente de trabalho, para que no próximo encontro, marcado para 17 de dezembro, o grupo possa discutir sobre as informações, avaliar possibilidades de ações que contribuam para melhorar o acesso das pessoas aos serviços de saúde, com a elaboração de agenda compartilhada para toda a equipe que compõe a ESF.
“Estamos fazendo tudo em prol do usuário, que terá melhor acesso, com mais humanização no acolhimento e nos cuidados em saúde”, afirma o coordenador do Núcleo de Atenção Primária à Saúde do Unifaminas, o ginecologista e obstetra Richard Duvanel Rodrigues.
Fonte : ASCOM Prefeitura de Muriaé/ Rádio Muriaé