Os vereadores que compõe a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que apura o reajuste na passagem do transporte coletivo em Juiz de Fora se reuniram pela primeira vez na tarde desta terça-feira (27).
Adriano Miranda (PHS) foi definido presidente do grupo e Carlos Alberto de Mello (PTB) como relator. A comissão conta ainda com os vereadores José Márcio (PV), Aparecido Reis (PSB) e Wanderson Castelar (PT).
A decisão pela instauração da CPI foi aprovada no dia 19 de novembro, com sete assinaturas favoráveis. O inquérito tem 90 dias para ser concluído, prazo que pode ser prorrogado por mais 60 dias.
O novo valor já está em vigor na cidade desde o dia 5 de novembro. O usuário, atualmente, paga R$ 3,35 por passagem. O bilhete único do transporte coletivo passou a custar R$ 5,02.
No início deste mês, o vereador solicitou a abertura da CPI para investigar o reajuste na passagem de ônibus urbano. Ele já tinha acionado o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) para questionar a nova tarifa.
No dia 6 de novembro, o MPMG abriu uma investigação preliminar para apurar o reajuste. Na época, foi dado prazo de 10 dias para a Prefeitura e a Astransp responderem informações solicitadas pelo órgão.
A planilha de cálculo tarifário para o transporte público foi discutida pelo Conselho Municipal de Transporte e Trânsito e apresentada na Câmara Municipal.
Fonte: G-1 Zona da Mata