A Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Leopoldina enviou comunicado ao Jornal Leopoldinense informando que a Secretaria Municipal de Assistência e o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher resolveram cancelar o Ato Cívico que estava marcado para este sábado dia 1º de dezembro de 2018, às 9:30 da manhã, com uma passeata saindo da Praça Professor Botelho Reis (Pça do Ginásio) até a Pça João XXIII. O Cancelamento foi justificado devido à chuva e remarcado para o próximo sábado, dia 8/12/2018 às 9h30min.
O Ato Cívico vem representar a luta de toda a sociedade e o poder público no enfrentamento a Violência Contra a Mulher, em referência ao dia 25 de novembro, que é o Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra a Mulher. Essa data foi instituídapela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), em 1999, em homenagem às irmãs Pátria, Minerva e Maria Teresa, militantes conhecidas como “Las mariposas” que lutavam contra a ditadura de Rafael Leônidas Trujillo na República Dominicana e foram assassinadas no dia 25 de novembro de 1960. Essa data, portanto, foi criada com o objetivo de expandir e aprofundar o debate sobre a violência contra as mulheres em nossa sociedade visando assim sua eliminação.
É importante ressaltar que a violência contra as mulheres se apresenta de muitas formas, não é apenas física, mas também pode ser de caráter psicológico, entre outras. Violência contra a mulher é qualquer conduta - ação ou omissão - de discriminação, agressão ou coerção, ocasionada pelo simples fato de a vítima ser mulher e que cause dano, morte, constrangimento, limitação, sofrimento físico, sexual, moral, psicológico, social, político ou econômico ou perda patrimonial. Essa violência pode acontecer tanto em espaços públicos como privados.
O município de Leopoldina oferece um atendimento qualificado a todas as mulheres que estão passando por esse tipo de situação, em seus diversos órgãos, dentre eles estão a:
Secretaria Municipal de Assistência Social
Rua Tiradentes, 112 Centro – 3694.4210
Casa de Atenção e Proteção a Mulher
Ladeira. Riachuelo 201
Alto do Cemitério – Tel: 3449.6718
Centro de Referência Especializado de Assistência Social
Rua Lindolfo Pinheiro s/n° - Pça do Rosário – 3441.5563
Centro de Referência de Assistência Social – CRAS – Bela Vista
Av. Expedicionários 404
Bela Vista – tel. 3449.6829
Centro de Referência de Assistência Social – CRAS Quinta Residência
Rua Alan Kardec, 39 – Quinta Residência – Tel. 3694.4223
Centro de Referência de Assistência Social – CRAS Alto Cemitério
Rua Fajardo, 419 – Alto do Cemitério – Tel. 3694. 4286
Fonte: Jorna Leopoldinense