Viçosa quer receber recursos de multas oriundas do descaso com as ferrovias
03/12/2018 06:11 em REGIÃO

 

Viçosa sedia nesta segunda-feira, 03 de dezembro, às 10 horas, uma Audiência Pública promovida pela Comissão Pró-Ferrovias Mineiras da Assembleia Legislativa de Minas (ALMG) para discutir reivindicações do prefeito daquela cidade, Angelo Chequer, entre outras autoridades, para que as multas provenientes do descaso com as ferrovias sejam repassadas aos municípios. O requerimento para a realização do evento foi assinado pelos deputados João Leite (PSDB), presidente da comissão, Bonifácio Mourão (PSDB), e Roberto Andrade (PSB).
 
As multas foram aplicadas pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) à empresa Ferrovia Centro Atlântica (FCA), que não teria zelado pelas linhas férreas concedidas a ela em 1996, conforme prevê o contrato. O prefeito de Viçosa, Ângelo Chequer (PSDB), e vereadores da cidade revindicam que os recursos das multas sejam aplicados na recuperação da chamada Estrada de Ferro Leopoldina, que passa pela cidade. "Com o abandono, as linhas ficaram degradadas. É necessário restabelecê-las", afirmou João Leite.
Segundo o parlamentar, os recursos das multas poderiam render ao Estado cerca de R$ 600 milhões. Ele ainda criticou a intenção da União de levar os recursos para um fundo de desenvolvimento ferroviário para gastá-los como quiser. "Na verdade o dinheiro deve ir para a recuperação de trilhos abandonados", opinou o deputado.
 
Entre os convidados para a audiência desta segunda, que será realizada na própria prefeitura, está o pesquisador de projetos de mobilidade urbana sob trilhos, Antônio Pastori, e o diretor da ONG Trem, André Tenuta.
 
 
Fonte: Marcelo Lopes
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!