Leopoldina adere ao ‘Junho Vermelho’ e mobiliza sociedade no dia 25
20/06/2016 14:41 em LEOPOLDINA

 

Assim como vem ocorrendo em várias cidades do país, Leopoldina está iluminando os prédios públicos com lâmpadas vermelhas para lembrar a necessidade de doação de sangue. A situação dos estoques de bolsas é tão crítica em todo território nacional que o assunto entrou nas manchetes dos telejornais e em cenas de novelas. A adesão de Leopoldina ao ‘Junho Vermelho’ tem o objetivo de incentivar a população a doar sangue e tornar essa prática um hábito na vida do cidadão.

A concentração para a passeata será no dia 25 de junho, às 09 horas na praça do Ginásio, e subirá a rua Cotegipe até a praça João XXIII. Viaturas policiais, do Corpo de Bombeiros e ambulâncias seguirão em carreata pelas ruas de Leopoldina. De acordo com a Secretária Lúcia Gama “Foram feitas algumas recomendações como a confecção de laços vermelho para os funcionários usarem, bolas nas entradas dos prédios e no desfile, uso de camisa vermelha, uso de luz vermelha no painel de identificação do prédio, uso de tecidos vermelhos na extensão das fachadas dos prédios, cartazes, faixas e banners com dizeres de conscientização entre outras inúmeras atitudes que forem julgadas necessárias de forma a somar e construir um mês marcante para o restos de nossas vidas”, relaciona.
Unidade Básica de Saúde - Rosário
Trata-se de uma ação de incentivo à cidadania e à solidariedade. No Brasil, os doadores correspondem a apenas 1,9% da população, mas a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que 3% a 5% dos habitantes de um país sejam doadores. A situação se agrava no inverno, quando é esperada uma redução no número de doações em cerca de 30%. Hoje, no Brasil, são coletadas anualmente 3,6 milhões de bolsas de sangue, correspondendo a 3,1 milhões de transfusões em ambulatórios e hospitais.

Sangue não se compra em farmácia
 
A Biomédica Natalia França Bedim disse que é importante  lembrar que “mesmo com os avanços tecnológicos,  ainda não se consegue comprar  o sangue em  farmácia, sendo obtido somente através de doação de forma livre, espontânea e gratuita. A cada doação uma pessoa salva até quatro vidas”, ressalta.

As doações agora podem ser feitas dois dias na semana. Foto: João Gabriel B. Meneghite

Para doar sangue, é necessário:

-Ter e estar com boas condições de saúde.
-Não ter tido hepatite após os 11 anos de idade.
-Ter entre 16 e 69 anos de idade. Jovens de 16 e 17 anos somente poderão doar se acompanhados dos responsáveis legais ou portando autorização desses, com firma registrada reconhecida em cartório.
-Pesar mais de 50 kg.
-Ter dormido bem na noite anterior à doação.
-Não ter sido exposto a situação de risco acrescido para doenças sexualmente transmissíveis.
-Não ter sido submetido a exame de endoscopia ou broncoscopia nos últimos 6 meses.
-Não ter feito tatuagem ou colocado piercing nos últimos 12 meses.
-Se for doar pela manhã, alimente-se antes. Após o almoço, de um intervalo de 2 horas.
 
Fonte: Jornal Leopoldinense/informações da Secretaria Municipal de Saúde de Leopoldina
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!