Diocese de São João del Rei
Foi criada em 21 de maio de 1960 pela Bula Quandoquidem novae – “Visto que a constituição de uma nova Igreja sempre conduz à esperança…”, pelo Papa Beato João XXIII, desmembrada da Arquidiocese de Mariana, da Diocese da Campanha e da então Diocese de Juiz de Fora.
Sua instalação se deu no dia 6 de novembro de 1960, na Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar, perante Dom Oscar de Oliveira, Arcebispo de Mariana, delegado de . Dom Armando Lombardi, Núncio Apostólico no Brasil.
Possui 40 paróquias em seis foranias: Nossa Senhora do Pilar, Senhor Bom Jesus de Matosinhos, Sant’Ana, Nossa Senhora de Nazaré, Nossa Senhora da Conceição, Nossa Senhora do Porto da Eterna Salvação.
Vinte e cinco municípios compõem a diocese: Andrelândia, Barroso, Carrancas, Conceição da Barra de Minas, Coronel Xavier Chaves, Dores de Campos, Ibituruna, Ijací, Ingaí, Itumirim, Itutinga, Lagoa Dourada, Lavras, Luminárias, Madre de Deus de Minas, Mindurí, Nazareno, Piedade do Rio Grande, Prados, Resende Costa, Ritápolis, Santa Cruz de Minas, São João del-Rei, São Vicente de Minas e Tiradentes.
Confira as íntegras das notas da CNBB e da Diocese de São João del Rei
Saudação da CNBB a dom José Eudes Campos do Nascimento
Brasília, 12 de dezembro de 2018
Prezado Irmão, dom José Eudes Campos do Nascimento.
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) se alegra com a sua nomeação, publicada nesta quarta-feira, 12 de dezembro, como novo bispo da diocese de São João del-Rei (MG). Agradecemos, nesta ocasião, a delicadeza e o zelo do Papa Francisco para com a Igreja no Brasil.
À diocese de Leopoldina (MG), que o senhor tem servido desde setembro de 2012, enviamos o nosso abraço de gratidão e nossa palavra de esperança.
Para saudá-lo, nesse momento, buscamos as palavras do Papa Emérito Bento XVI quando se dirigiu aos bispos do Brasil, na Catedral da Sé, em São Paulo (SP), em maio de 2007: “Nós Bispos somos convocados para manifestar essa verdade central, pois estamos vinculados diretamente a Cristo, Bom Pastor. A missão que nos é confiada, como Mestres da fé, consiste em recordar, como o mesmo Apóstolo das Gentes escrevia, que o nosso Salvador «quer que todos os homens se salvem e cheguem ao conhecimento da verdade» (1Tm 2, 4-6). Esta é a finalidade, e não outra, a finalidade da Igreja, a salvação das almas, uma a uma. Por isso o Pai enviou seu Filho, e «como o Pai me enviou, também eu vos envio» (Jo 20,21)”.
Fazemos nossas preces acompanhadas de uma súplica para que o seu novo desafio missionário seja pleno de frutos para o Reino de Deus. Enviamos, ainda, nosso abraço fraterno.
Dom Leonardo Ulrich Steiner
Bispo auxiliar de Brasília
Nota da Diocese de São João del Rei
“Bendito o que vem em nome do Senhor”! (Lc 13, 35)
Caro irmão Dom Waldemar, Presbiteros, Religiosos (as), leigos (as)
Hoje, Festa de Nossa Senhora de Guadalupe, padroeira da América Latina, nossa Igreja Particular está em festa e se rejubila com a nomeação de Dom José Eudes Campos do Nascimento como Bispo de São João del-Rei.
Dom José Eudes, sabemos que senhor já possui laços com nossa Igreja Particular. Além de ser natural da vizinha cidade de Barbacena-MG, o senhor iniciou sua caminhada vocacional junto aos Salesianos nesta cidade.
Dom José Eudes, nós o acolhemos com alegria , espírito de fé e fraternidade, de coração aberto. Pedimos ao Espírito Santo que o inspire em sua missão de ser pastor e “servo no amor”! Este é o seu lema episcopal: Servus in Charitate”! Seja bem-vindo Dom José Eudes!
Por fim, deixemos o Espírito de Deus guiar nossos passos e a caminhada de nossa Diocese, afinal é Ele o protagonista da Missão! E como o Apóstolo Paulo digamos: “Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco”. (1 Ts 5, 18)
Pe. Dirceu de Oliveira Medeiros
Pe. Neidir António Nogueira
Pe. Geraldo Magela da Silva
Pe. José Walter da Silva Carvalho
Pe. Marcos Alexandre Pereira
Fonte: G-1 Zona da Mata