A Associação dos Pacientes Renais de Cataguases (APRAC) é uma das únicas do país a manter um Núcleo de Apoio a Transplantados que, através das doações que recebe da comunidade, possui estoque de medicamento imunossupressor sempre em dia, verba para exames. Consultas e transporte para fora do município, dentre outras iniciativas para auxiliar na saúde e na qualidade de vida dos pacientes renais, transplantados ou em tratamento. Através das mídias sociais, a entidade, que é presidida pelo vereador Rafael Moreira, mantém um trabalho em rede com outras associações do país e, por meio deste canal, foi possível ajudar no mês de dezembro o músico Fábio Borça, da banda de pagode carioca "Bom Gosto".
Conforme explicou o vereador, Fábio é transplantado renal há cinco anos e depende de um medicamento que estava em falta no estado do Rio, onde mora. "Ele entrou em contato conosco e nos disponibilizamos a conseguir, já que tínhamos a medicação em nosso estoque. Sempre que somos procurados, tentamos ajudar outros pacientes de qualquer estado do país. Por acaso, desta vez, foi uma pessoa famosa por causa de sua carreira musical", contou Rafael Moreira, completando que o grupo de que Fábio faz parte estava fazendo um show em Ubá e ele, juntamente com outros membros da APRAC, foi até aquela cidade vizinha para entregar pessoalmente duas caixas do medicamento. "Fomos recebidos com muito carinho por Fábio e todos os componentes do ‘Grupo Bom Gosto’, e passamos momentos muito agradáveis na companhia deles", relatou.
O pagodeiro, claro, agradeceu por meio de suas redes sociais e demonstrou seu apoio à associação cataguasense. "Já comecei o dia sendo abençoado, e fui ajudado com um #gestodeamor pelo amigo @vereadorrafaelmoreira da campanha #Sejaumdoadordeórgãos, que trouxe medicamento às 7h da manhã de Cataguases, salvando o meu fim de semana. Junto com sua família e amigos, vieram para um bate papo com todo @bomgostooficial pra radio #APRAC #doaçãodeórgãos. Obrigado amigo", escreveu o pagodeiro em seu Instagram. A APRAC é composta por pacientes e ex-pacientes renais, envolvendo cerca de 150 pessoas, das quais 83 estão em tratamento de hemodiálise, conforme conta Rafael, que está em seu segundo mandato à frente da associação. Dependente de doações da comunidade, a entidade realiza uma série de eventos para sensibilizar as pessoas para causa, inclusive conta com uma rádio web, venda de camisetas, entre outras atividades. Para entrar em contato com a APRAC, contribuir com a associação ou mesmo obter maiores informações, basta procurá-la no Facebook no endereço www.facebook.com/AssociacaoDosPacientesRenaisDeCataguases ou pelo whatsapp 32 99839-5650.
Fonte: Marcelo Lopes