Assim como estava previsto no Ato Administrativo do então governador Fernando Pimentel, terminou no último dia 31 de dezembro de 2018 o período de liberação do servidor da Gerência Regional de Saúde de Leopoldina (GRS), Renan Guimarães de Oliveira, para exercer o cargo de Secretário Municipal de Saúde de Cataguases. Deste modo ele reassumiu suas funções naquela GRS no último dia 02 de janeiro. Renan foi nomeado em novembro e exerceu o cargo de Secretário Municipal de Saúde por aproximadamente 40 dias. Com a saída do titular aquela pasta está, novamente, sendo administrada pelo Secretário Municipal de Fazenda, Mauro Fachini Gomes, de maneira interina.
O Site entrou em contato com Renan no início da tarde deste sábado, 05, por meio de um áudio no aplicativo Whatsapp, e o questionou sobre seu desligamento da Secretaria Municipal de Saúde de Cataguases. Quis, ainda, confirmar se o atual governador renovou sua licença para continuar servindo ao Município e pediu a confirmação também a respeito de rumores de que estaria sendo cogitado para assumir a diretoria daquela GRS. Ele ouviu a mensagem e retornou algumas horas depois confirmando ter retomado suas atividades naquela Regional de Saúde, apesar de o prefeito ainda aguardar a liberação, por parte do atual governador Romeu Zema, da renovação do convênio que o fará reassumir o cargo, e negou que esteja ocupando o cargo de direção daquele órgão em Leopoldina.
De acordo com Renan, no dia 14 de dezembro o prefeito Willian Lobo enviou ofício ao setor competente do governo de Minas pedindo a renovação do convênio que o liberou para atuar como Secretário Municipal de Saúde de Cataguases. Como o município não recebeu resposta e atendendo orientação do setor de Recursos Humanos da GRS, Renan retornou às suas atividades em Leopoldina, informou o agora ex-secretário. Ele confirmou que Mauro Fachini assumiu interinamente a Secretaria de Saúde. Renan negou, de maneira enfática não ter sido cogitado para assumir a direção da GRS em Leopoldina acrescentando que "esta especulação lamentavelmente me prejudica e me entristece", finalizou.
Fonte: Marcelo Lopes