Leopoldina foi palco de uma grande manifestação popular na manhã desta sexta-feira (24), ao comemorar com uma caminhada, a Semana Nacional Antidrogas. Chamada de “Caminhada pela vida – Sou vivo não uso drogas”, a marcha reuniu mais de 1.200 pessoas, segundo cálculos da Polícia Militar.
A concentração começou às 09h00 na Praça Professor Botelho Reis (Praça do Ginásio), onde 23 escolas das redes municipal, estadual e particular, com seus alunos e educadores, se integraram às representações da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Militar Ambiental, além de representantes dos Poderes Executivo e Legislativo do município, profissionais liberais, desportistas e populares.
Dezessete policiais militares atuaram durante o evento. Após a concentração, que durou aproximadamente 40 minutos, a caminhada percorreu as Ruas Lucas Augusto e Barão de Cotegipe, passou pela Praça General Osório e teve seu desfecho na Praça João XXIII, onde ocorreu a dispersão. Ao longo do percurso, batedores e várias viaturas militares acionaram suas sirenes e chamaram atenção para a mobilização, que teve a participação da fanfarra da Escola Municipal Osmar Lacerda França. Ao longo do trajeto a população saudava a caminhada com aplausos.
Dia 26 de junho é o Dia Nacional e Internacional de combate às drogas e tem como objetivo sensibilizar e mobilizar a sociedade em relação ao elevado consumo de drogas (lícitas e ilícitas). A caminhada é uma iniciativa que visa contribuir com a transformação dessa triste realidade, com foco, sobretudo, nos jovens, a fim de que eles possam ser agentes multiplicadores da luta contra as drogas.
O comandante da 6ª Companhia de Polícia Militar Independente, sediada em Leopoldina, Tenente Coronel Clóvis de Paula Pimenta esteve presente em parte do evento e na sequência foi representado pelo Tenente Getúlio Carlos Rabelo, que agradeceu às escolas por aderirem a ideia de participar da caminhada, cujo objetivo é tentar proteger as crianças mantendo-as longe das drogas. O Tenente também agradeceu pela cobertura e apoio da imprensa.
O VIGILANTE ONLINE. Reportagem e fotos: José Augusto Cabral