Prefeitura e Copasa vão implantar programa de preservação de nascentes em Cataguases
17/01/2019 05:59 em REGIÃO

 

Foi realizado no dia 15 de janeiro uma reunião com os membros do Colmeia (Coletivo Local de Meio Ambiente) com o objetivo de elaborar as ações para dar início ao projeto Pro-Mananciais, que a Prefeitura de Cataguases, através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, vai desenvolver na cidade, em parceria com a Copasa. O programa visa proteger e recuperar as microbacias hidrográficas e as áreas de recarga dos aquíferos, cujos mananciais servem para a captação dos sistemas de abastecimento da Copasa. Segundo o Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, José Emilton Silva, o distrito de Cataguarino foi escolhido para desenvolver o programa uma vez que o ribeirão Passa-Cinco (foto abaixo), que deságua no rio Pomba antes da Estação de Tratamento de Água de Copasa, passa pelo local. "Por isso as ações do Pro-Mananciais serão direcionadas para aquela localidade, de modo a torná-lo mais abundante, limpo e conservado na área de seu entorno, contribuindo com a qualidade da bacia que abastece o município", afirmou.
 
imageAinda sobre o programa, a Copasa – que já desenvolve o pro-Mananciais em outros municípios mineiros - explica que pretende estimular a proatividade, a responsabilidade social, a criatividade e o protagonismo a partir da formação de agentes locais transformadores, num trabalho integrado às políticas públicas, com a ampliação das parcerias e a participação da comunidade. "Entre as diretrizes do Pro-Mananciais estão o entendimento de que se trata de processo permanente e contínuo na sua implementação, adequação às especificidades socioculturais e ecológicas de cada bioma e bacia hidrográfica, valorização do saneamento como atividade essencial à saúde, ao meio ambiente e à vida, gestão intersetorial e interinstitucional com as diversas áreas da Copasa e demais parceiros, estabelecimento de processo de monitoramento e avaliativo e estabelecimento de parcerias", explicou o engenheiro Marco Aurélio Venditti, coordenador da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente.
Criado em dezembro do ano passado, o Coletivo Local de Meio Ambiente, que é o responsável pelas ações sócio ambientais do programa, juntamente com a comunidade, conta com membros de diversas instituições, dentre elas Prefeitura, Copasa, Emater-MG, Polícia Ambiental, APA  Serra da Neblina, IEF, Associação de Produtores Rurais e Comdema. A equipe é responsável pela elaboração do diagnóstico das bacias e aprovação das atividades e ações a serem desenvolvidas, juntamente com a comunidade. Na reunião do dia 15, os membros estabeleceram um cronograma de ações para nortear o trabalho ao longo deste ano que, entre outras coisas, deverá cadastrar os produtores rurais de Cataguarino interessados em participar de atividades com o intuito de preservar e conservar suas nascentes. (Fotos; Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Cataguases)
 
 
Fonte: Marcelo Lopes
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!