Cataguases ganha Projeto Cultural "Encontros com a Arte Capoeira"
REGIÃO
Publicado em 22/01/2019

 

Amantes da arte Capoeira estão ganhando um espaço privilegiado para divulgar esta modalidade esportiva que traz embutida uma forte cultura africana. Cataguases está ganhando o Projeto Cultural "Encontros com a Arte Capoeira" criado pelo atleta Maycon Vilela, o conhecido "instrutor Chinês". A iniciativa tem patrocínio do Grupo Bauminas, via lei federal de incentivo à Cultura (Lei Rouanet) e vai desenvolver atividades que ressaltam a Capoeira como veículo de promoção social, resgate e valorização desta cultura brasileira, explica o responsável pelo projeto.
 
Desde novembro de 2018 estão sendo realizadas aulas de Capoeira, nos bairros São Diniz, Pampulha, Thomé, Beira Rio, São Marcos, Ibrahim Mendonça e Granjaria, conta Chinês. "Nossa ideia é estimular, capacitar e aprimorar o trabalho dos alunos destes lugares, valorizando pessoas que se dedicam ao desenvolvimento da Arte Capoeira, que vão conviver com profissionais experientes proporcionando a troca de conhecimentos entre eles", revelou. Além disso, o projeto irá realizar oito aulões de capoeira nas comunidades, gratuitos e abertos à população em geral, sendo que o primeiro aulão será realizado no Centro de Treinamentos em Capoeira localizado na Rua Antero Ribeiro, 253, Bairro Popular, às 9 horas do dia 03 de fevereiro próximo. A atividade será gratuita e aberta para toda população.

imageOutra meta é levar atletas iniciantes e capoeiristas destes bairros a conhecerem o Centro Educacional Mestre Bimba, no estado do Rio de Janeiro, referência mundial no desenvolvimento e prática da capoeira, idealizado por José Tadeu Carneiro Cardoso (Mestre Camisa) fundador da ABADÁ-Capoeira. A culminância do projeto será um grande encontro nacional de Capoeira, previsto para acontecer do dia 21 a 24 de março de 2019, que pretende reunir capoeiristas e mestres de diferentes estados brasileiros em Cataguases, onde vão acontecer cursos, apresentações de Capoeira, competições, batizados dentre outras ações voltadas para valorização da Arte Capoeira, com presença confirmada de José Tadeu Carneiro Cardoso, o Mestre Camisa. 
 
Segundo Chinês, outro propósito do projeto é estimular a interação e viabilizar encontros entre capoeiristas mais experientes de outras cidades e estados do país, contribuindo para divulgação e evolução consistente dos trabalhos que são desenvolvidos na cidade de Cataguases e região por vários mestres, instrutores, praticantes e simpatizantes desta arte. "A capoeira é um forte instrumento de promoção social, transformação e sensibilização humana, é muito importante conseguirmos disseminar esta arte com muita disciplina, de forma consciente e responsável, e sou muito grato a todos que me apoiaram nesta caminhada até este momento, em especial o nosso patrocinador Grupo Bauminas que acreditou neste novo projeto", conclui. Para realização das atividades junto às comunidades, o projeto conta com o auxílio dos monitores Arnaldo César (Maguila), Jonatas Megres (Japão), Mayara Vilela (Monalisa), Vinícius Amorim (Jesus) e Elivelton Sabino (Tic).
O Instrutor Chinês é um dos representantes da ABADÁ-Capoeira na Zona da Mata Mineira, fundador da "Associação Capoeirista Cidadão" e precursor do projeto "Bom Capoeirista é Cidadão Consciente", além de ministrar aulas de capoeira em diversas instituições e contribuir em diferentes projetos sociais, culturais e educacionais. O projeto conta ainda com apoio da Fundação Simão José Silva, Casa de Cultura Simão, RB8, ABADÁ-Capoeira e parceria com a Prefeitura de Cataguases através das Secretarias Municipal de Cultura e Turismo, a de Educação e a de Esportes.
 
 
Fonte: Marcelo Lopes
 
image


image

 

Comentários
Comentário enviado com sucesso!