Operação “Sala Vermelha” é deflagrada em Ubá, Rio Novo, Guarani e Piraúba.
24/01/2019 12:31 em REGIÃO

 

O Ministério Público (MP) e equipes das Polícias Militar e Civil deflagraram a operação “Sala Vermelha” nesta quinta-feira (24). O objetivo é cumprir um mandado de prisão temporária e 12 de busca e apreensão em Ubá, Guarani, Piraúba e Rio Novo. Os mandados foram deferidos pela Justiça da Comarca de Ubá.

A ação é resultado de investigação de possíveis condutas delituosas empreendidas por gestores, servidores e profissionais de saúde vinculados ao Hospital Santa Isabel, em Ubá, e ao Hospital Dr. Armando Xavier Vieira, em Guarani. O nome “Sala Vermelha” é uma referência ao local em que os pacientes em estado grave são recebidos nas unidades de saúde de urgência e emergência.

Segundo o MP, as duas entidades filantrópicas conveniadas ao Sistema Único de Saúde (SUS) são investigadas por causa da “criação de fluxo paralelo ao sistema oficial de regulação de acesso aos serviços hospitalares SUS de urgência e emergência (SUSfácil) – internação e pronto socorro -, mediante exigência ilícita de pagamento de consultas médicas pelos respectivos usuários”.

Ainda de acordo com o MP, as provas documentais e testemunhais do Procedimento Investigatório Criminal demonstram que de 2013 a 2018 os profissionais de saúde/gestores hospitalares do Hospital Santa Isabel em Ubá implementaram o funcionamento de “dupla porta” em Pronto Socorro para atendimento às urgências médicas. Uma era direcionada aos usuários particulares e de planos de saúde e outra a pacientes SUS.

De acordo com a Promotoria, há evidências de que os investigados se associaram para viabilizar cobranças ilícitas de usuários do SUS por consultas médicas realizadas no Pronto Socorro do Hospital Santa Isabel de duas formas:

  1. fraude ao Sistema de Regulação SUSfácil (transferências interhospitalares), em que os pacientes eram transferidos informalmente das unidades hospitalares de origem para o Hospital Santa Isabel, sob a condicionante do pagamento da consulta médica de Pronto Socorro, passando na frente de outros pacientes SUS que aguardavam transferência através do sistema oficial;
  2. fraude ao Sistema de Classificação de Risco do Pronto Socorro do Hospital Santa Isabel, de forma que aqueles usuários que se submetiam ao pagamento das consultas particulares no Pronto Socorro, burlavam a fila de espera do SUS, acessando imediatamente a consulta inicial almejada e os serviços do próprio Sistema Único de Saúde disponibilizados pela unidade.

UBA:

Nesta data foi desencadeada pelo Ministério Público, 21 BPM, 4 CIA IND PE, GCOC-4, AR 4 RPM, operação denominada SALA VERMELHA com intuito de combater uma possível organização criminosa estruturada no Hospital Santa Isabel/UBÁ.

Basicamente, funcionários do Hospital Santa Isabel estariam criando um fluxo paralelo para internação de pacientes. Pacientes internados em hospitais da região recebiam “alta melhorada” e eram encaminhados para o Hospital Santa Isabel e mediante pagamento de consulta particular para os médicos envolvidos na organização conseguiam internação pelo Sistema Único de Saúde, quebrando assim o fluxo normal de internação através do sistema SUS Fácil.

Foram 12 pontos de cumprimento de mandado nas cidades de Ubá, Guarani, Rio Novo e Piraúba.
Foi cumprido uma mandado de prisão preventiva.
Nas buscas foram arrecadas celulares, aparelhos eletrônicos e documentos relacionado ao esquema criminoso

Operação contou com efetivo de 03 Promotores, 45 policiais militares (21 BPM e 4 Cia PE) e 05 policiais civis.

INFORMAÇÕES : G1 ZONA DA MATA E MPMG/ KADU FONTANA

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!