O diretor muriaeense Bruno Bennec (foto abaixo), está participando do 14º Brasilianisches Filmfestival - CINE BRASIL, que acontece no Kino Babylon, em Berlim, na Alemanha o filme "A lenda do caboclo d`água".
Em protesto contra as empresas mineradoras, o documentário que nasceu para contar histórias fantásticas e lendárias, terminou numa real e cruel tragédia criminosa sobre o desastre que ocorreu em Mariana há 3 anos.
O documentário "A lenda do caboclo d'água" fala, através do olhar e memórias dos moradores de uma pequena cidade ribeirinha que foi devastada pela lama, sobre um ser que assombrava e encantava os Rios de Minas Gerais, o Caboclo D`água.
A lenda existe desde a época do ouro na construção da estrada real e até hoje é vivenciada e contada por seus moradores. O curta foi rodado entre 2014 e 2016 na cidade de Barra Longa em Minas Gerais antes e depois da tragédia de Mariana, após o rompimento criminoso da barragem da SAMARCO, que matou 19 pessoas e deixou para o Brasil a tristeza de um dos maiores crimes ambientais do mundo.
O Rio Carmo, segundo os moradores, era a casa do Caboclo D'Água.
O Festival está completando 14 edições e conta com curtas e longas metragens como Canastra Suja e Correndo atrás, rodado em Muriaé através do Polo do Audiovisual Zona da Mata.
A programação se estende por uma semana em Berlim e depois ganha a estrada passando por cidades no interior da Alemanha. Além do filme estreante, Bruno Bennec ainda exibe o filme "A luta" rodado em Muriaé, em 2016 pelo edital Usina Criativa do Polo Audiovisual Zona da Mata. (Fotos: Bruno Bennec)
Fonte: Bruno Bennec/ Marcelo Lopes