Na terça-feira, 29 de janeiro, os prefeitos Hamilton de Moura Filho (Itamarati de Minas), Willian Lobo de Almeida (Cataguases), acompanhados de seus respectivos secretários municipais de Meio Ambiente, o Secretário de Meio Ambiente de Leopoldina Marco Antônio de Toledo Gorrado e o Coordenador Municipal de Defesa Civil de Leopoldina, Antonio Carlos Dias, visitaram a barragem da Unidade Itamarati da CBA (Companhia Brasileira de Alumínio).
As autoridades tiveram a oportunidade de conferir de perto o funcionamento do sistema de segurança da barragem e foram recebidos pelo diretor-presidente da CBA, Ricardo Carvalho; pelo diretor de Negócios de produtos primários, Luis Jorge Nunes; pelo gerente-geral de Mineração e Alumina, Ricardo Vinhal; pelo gerente-geral de Engenharia e Tecnologia, Albino Mercado Jr.; e pelo gerente das unidades da Companhia na Zona da Mata mineira, Christian Fonseca de Andrade.
Durante a visita, os executivos reforçaram que a CBA possui um sistema robusto de gestão de segurança que garante a integridade física de suas barragens. Esse sistema contempla monitoramentos diários, semanais e mensais, que são enviados aos órgãos fiscalizadores de acordo com a legislação.
Além do monitoramento interno, as barragens são auditadas mensalmente por uma empresa independente especializada e de competência reconhecida internacionalmente. Os representantes da Companhia também confirmaram que todas as suas barragens estão com licença de operação em vigor.
Os representantes de Leopoldina Marco Toledo e Antonio Dias
(*) Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Leopoldina/ Jornal Leopoldinense