Um idoso, de 61 anos, recebeu R$ 800 em notas falsas após realizar a venda de objetos no site de compras e vendas OLX, nesta terça-feira (19) em Juiz de Fora.
Segundo a Polícia Militar (PM), o autor se passou de comprador e entrou em contato com a vítima por telefone para marcar o dia da compra. Na segunda-feira (18), ele foi até a casa da vítima, no Bairro Benfica, e realizou o pagamento com oito notas falsas de R$ 100.
O vendedor só percebeu que não eram verdadeiras após tentar realizar um pagamento em uma lotérica na terça-feira (19). Após a informação, o idoso registrou ocorrência junto a PM e até agora ninguém foi preso.
O G1 entrou em contato com as assessorias do site OLX e da Polícia Civil e aguarda retorno.
Orientações sobre notas falsas
Segundo a Polícia Militar, as pessoas devem se atentar, em primeiro lugar, em relação as marcas existentes nas notas que indicam autenticidade, além de verificar a qualidade do papel, marcas d'água, os símbolos e outros detalhes.
Caso perceba qualquer indício de inautenticidade, deve-se procurar a PM para tomar as providências cabíveis. Caso confirme que são falsas, as notas serão recolhidas para perícia junto a Polícia Civil.
Repassar notas falsas é crime. Se souber que não são verdadeiras e tentar repassar, pode responder por crime conforme artigo 289 a 292 do Código Penal.
Fonte: G-1 Zona da Mata