Uma forte chuva, que atingiu Santos Dumont noite de quarta-feira (20), durou quase três horas e causou estragos. Os bairros mais atingidos foram o Centro da cidade, Quarto Depósito e Santo Antônio.
Segundo a assessoria de imprensa da Prefeitura, as aulas de todos os turnos da rede municipal foram suspensas nesta quinta-feira (21) em toda a cidade, assim como o transporte escolar.
Ainda, conforme a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), o abastecimento de água será interrompido. O motivo será a interrupção da rede elétrica, por parte da Cemig, para manutenção. A previsão é que a situação se normalize até o fim do dia.
O Centro de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) informou que caiu na cidade uma média de 59,3 milímetros de chuva nas últimas 12 horas.
Muitas ruas ficaram alagadas e o volume da água do rio que corta a cidade ficou acima do normal. Além disso, foi relatado pelos moradores muita lama nas residências, o que gerou perda de móveis, roupas e mantimentos.
Em alguns pontos de Santos Dumont, a água subiu mais de um metro. Na Avenida Rui Barbosa, no Centro, comerciantes faziam a limpeza das lojas após o temporal. "Foi muito rápido. Coisa de 30 ou 40 minutos e a água vai subindo e você não tem noção que ela vai subir tanto e tão rápido", relatou o comerciante Vinícius Pacheco.
Famílias ficaram desalojadas e foram levadas para a Escola Estadual Governador Bias Fortes (Escola Vocacional), no Bairro Quarto Depósito. Até o momento, a Defesa Civil não conseguiu informar o número de pessoas. Para ajudar, a Paróquia São Sebastião informou que está arrecadando doações (veja abaixo).
De acordo com a Polícia Militar (PM) e Corpo de Bombeiros, não houve nenhuma vítima fatal causada pela chuva.
Segundo Carlos Henrique Silva, coordenador da Defesa Civil, na noite de quarta-feira (20) não foi possível mapear as consequências da chuva. A assessoria da Prefeitura de Santos Dumont informou que marcou uma reunião com a Defesa Civil, Secretaria de Obras e Administração para a manhã desta quinta (21) para levantar os dados e os próximos passos a serem feitos.
Por conta dos prejuízos materiais sofridos por famílias em Santos Dumont, a Paróquia São Sebastião iniciou campanha de doações de diversos produtos.
Entre os itens recolhidos estão roupas de adultos e crianças, roupas de cama, cobertores, materiais de higiene pessoal e limpeza, colchões e alimentos.
Os interessados em ajudar podem deixar os donativos na Matriz São Sebastião, das 8h às 20h. O endereço é Rua Quinze de Fevereiro, 1610 - São Sebastião.
Fonte: G-1 Zona da Mata