Bloco da Farinha torna-se referência no Carnaval de Santana de Cataguases
REGIÃO
Publicado em 04/03/2019

 

Centenas de cataguasenses se juntaram a milhares de pessoas em Santana de Cataguases neste domingo de Carnaval para participar do Bloco da Farinha. Ele surgiu por iniciativa pessoal do ex-jogador de futebol Joãozinho Casemiro, não tem vínculo com o poder público e caiu no gosto popular, principalmente por ser na prática, uma grande brincadeira com farinha, regada a música que permite aflorar o verdadeiro espírito carnavalesco: a irreverência quase ingênua e sem outro sentido senão o de se divertir. Ano após ano o público comparece em maior número e geralmente sem nenhum incidente.

O Bloco da Farinha mostrou este ano aquilo que já se acreditava verdadeiro: cresceu e está maior do que todos esperavam, inclusive seus idealizadores, possivelmente, imaginaram. E hoje é perfeitamente correto dizer que o Bloco tornou-se uma espécie de patrimônio e referência do Carnaval de Santana de Cataguases. É preciso ter esta visão despojada e sincera da realidade para evitar erros futuros que podem comprometer o sucesso do carnaval daquela cidade. Neste sentido é prudente que as autoridades adotem uma nova postura a respeito deste bloco porque todos os envolvidos e até aqueles que teoricamente nada tem a ver com isso, vão sair ganhando com o incremento do turismo carnavalesco no município. 
 
O que se vê por lá segue, inclusive, esta nova tendência do Carnaval onde blocos como este, o Bacanaço, o do Remo, da Pipoca, estes de Cataguases e eventos como o que acontece anualmente no Bar do Adilson, também cataguasense, e tantos outros por aí afora são sucessos cristalinos a custo muito reduzido, principalmente se comparados ao de uma escola de samba ou blocos caricatos. Este tipo de iniciativa é garantia de sucesso em todo o país porque o público comparece por afinidade e, por isso, precisa ser incentivado. Estes blocos são, resumindo, o carnaval reinventado, e cujo sucesso não depende de ninguém além de um apelo popular ao público que se quer atingir.
O Bloco da Farinha é a cara dessa nova realidade e tanto seus organizadores quanto a prefeitura de Santana de Cataguases estão passando da hora de começar a vê-lo sob outro ângulo, dando condições para que cresça cada vez mais e ultrapasse fronteiras vinculando o seu nome ao da cidade a fama de fazer um excelente carnaval.  Uma parceria entre a prefeitura e os organizadores do Bloco pode dar a ele a estrutura que ainda não tem sem exageros ou invencionices.  E todos vão ganhar, inclusive os foliões que vão curtir ainda mais este dia de folia. (Fotos enviadas por leitores)
 
 
Fonte: Marcelo Lopes
Comentários
Comentário enviado com sucesso!