Moira Braga faz lançamento do livro e audiolivro dia 16 de março na Casa de Leitura
10/03/2019 06:03 em LEOPOLDINA

 

A artista leopoldinense Moira Braga Sales faz no domingo, dia 16 de março, às 10:00 horas, na Casa de Leitura Lya Maria Muller Botelho,  o lançamento do livro e audiolivro‘Ventaneira – a cidade das flautas’

A autora Moira Braga é atriz, bailarina, jornalista, consultora de audiodescrição, artista cega de trajetória relevante na cena cultural carioca e atuante nos temas arte e inclusão Livro: Ventaneira é uma cidade fantástica onde flautas voam amarradas em pipas coloridas e só o sopro dos ventos pode tocar estes instrumentos musicais. Um dia amanhece silenciosa, sem ventos e sem música. Até que o menino Rudin, o único habitante de Ventaneira que não sabia nem fazer flautas, nem empinar pipas e que só  consegue ver o que suas mãos podem alcançar, descobre como trazer a música e a alegria de volta  a cidade.

Inspirada no livro ”As Cidades Invisíveis” de Ítalo Calvino, Moira criou Ventaneira – a cidade das flautas. Ventaneira é uma cidade fantástica, de ventos musicais, pipas coloridas, casas côncavas e torres espiraladas. Nasceu como um poema. Uma cidade de sensações, música e movimento que virou dança. Cresceu, tornando-se um conto, onde as palavras deram vida a personagens como senhor Simão, Paco e Rudim, o menino que só consegue ver o que suas mãos podem alcançar.

Em 2016, Ventaneira foi contemplada no edital da Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro e virou espetáculo infantil. Em 2 meses, foi assistido por 750 pessoas enquanto esteve em cartaz   nos teatros Gonzaguinha e Parque das Ruínas.

Em 2018 Ventaneira voltou em novo formato, um solo onde Moira Braga, a própria autora interpreta todas as personagens da cidade. Neste último ano, Moira se apresentou no encerramento do Festival de Piacatuba MG e no Rio de Janeiro no Centro Cultural Midrash, Centro Cultural Banco do Brasil e Faculdade Angel Vianna.

Para que os ventos de Ventaneira soprem ainda mais forte e outras pessoas possam conhecer esta cidade fantástica onde flautas voam amarradas em pipas coloridas, Ventaneira agora é livro e audiolivro.

Através de Rudin, o leitor se identifica com questões pertinentes a toda criança: se sentir diferente, ser excluído das brincadeiras, não ser compreendido por ter uma forma especial de observar o mundo. Porém reforça valores como amizade, afeto, tolerância e estimula a expansão da percepção do outro e da sociedade.

Ventaneira - A Cidade das Flautas não fala de superação, mas, aborda de forma lúdica a capacidade infinita , sobretudo das crianças, de reinventar a realidade. No evento, a autora propõe um bate papo para falar sobre o livro  e também sobre deficiência e inclusão. Moira acredita que estar próxima dos leitores e falar sobre as diferenças é a melhor forma de informar e desmistificar a deficiência.



Ficha técnica

Livro: Ventaneira – a cidade das flautas
Autora - Moira Braga
Ilustração - Ayara Mendo
Designer – Karine Drumond
Revisão – Lívia Buxbaun
Produção editorial – Cristine Ferreira
Editora – Autografia

Audiolivro: Ventaneira – a cidade das flautas
Locução – Moira Braga
Trilha sonora original – Carol d’Avila, gravada em núcleo de mídias,
artes e tecnologias de Paraty, por Matias Capovila
Engenheiro de áudio – Didier Fernan
Estúdio – La Maison

 

Fonte: Jornal Leopoldinense

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!