Trânsito é interrompido em três estradas vicinais e na MG-353 por risco de rompimento de barragem hidrelétrica na Zona da Mata
18/03/2019 06:54 em REGIÃO

 

Estão interditados três pontos de passagem nas estradas vicinais Quitote, Campo do Lico e no entroncamento com Furtado no município de Rio Preto. Essas áreas são consideradas de risco por causa perigo de rompimento da barragem da usina hidrelétrica Mello, que pertence à Vale.

Ainda na rodovia MG-353, próximo ao Ribeirão Santanna, o fluxo de veículos está sendo coordenado no esquema siga e pare.

De acordo com Prefeitura de Rio Preto, as 29 pessoas que foram retiradas de dez propriedades rurais na chamada Zona de Auto Salvamento (ZAS), neste sábado (16), já foram realocadas em casas próprias ou de parentes na cidade de Rio Preto. A Vale informou que disponibilizou hospedagem.

Neste domingo (17), também foi colocado em prática o Plano de Ação de Resgate de Fauna, que prevê o deslocamento de animais que se encontram em zonas de risco para áreas de segurança. A empresa informou que dará continuidade ao tratamento e alimentação destes animais.

Alerta

 

Neste sábado (16), a Vale acionou o nível 2 do plano de emergência da hidrelétrica Mello, em Rio Preto, deve à elevação do nível de água no reservatório e possível ultrapassagem do limite estabelecido pelas normas de engenharia. O problema foi causado pelas chuvas intensas na região.

Segundo o gerente executivo de Energia da Vale, Ricardo Mendes, a empresa está monitorando a situação e reforça que o nível de água do reservatório não extrapolou o limite de estabilidade da barragem e o acionamento do plano de emergência foi preventivo.

A barragem encontra-se estável e não há previsão de retirada do alerta.

A Vale informou, por meio de nota, que desde novembro do ano passado, a barragem passa por obras visando o aumento da segurança e foi estabelecido um gatilho para o acionamento do plano de realocação de pessoas para fora da Zona de Autossalvamento (ZAS) relacionado ao nível de água do reservatório.

Toda a operação das ações emergenciais está sendo coordenada em parceria pela Defesa Civil Estadual, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Vale e Defesa Civil Municipal de Rio Preto

 

Fonte: G-1 Zona da Mata

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!