Após solicitação via telefone, relatando que estaria ocorrendo extração irregular de areia às margens do Rio Pomba, a Polícia Militar de Meio Ambiente compareceu a Fazenda Cachoeira do Pomba, em Dona Euzébia, onde deparou com 3 homens, de 30, 44 e 49 anos, utilizando uma pá Carregadeira e dois caminhões, retirando areia do local, que, conforme informado, seria utilizada no calçamento de ruas do município de Dona Euzébia.
Após constatação das informações repassadas, e como não foram apresentadas as autorizações que amparavam a extração, foram adotadas as medidas legais e a ocorrência encerrada na Delegacia de Polícia Civil de Plantão em Leopoldina.
Foram apreendidos no local os 2 caminhões e a pá carregadeira, que pertenceriam ao município de Dona Euzébia, além de 800 m³ de areia.
O prefeito de Dona Euzébia, Itamar Ribeiro (Mazinho), também esteve no local, apresentou autorização do proprietário da fazenda mas não soube informar sobre a documentação ambiental. Ele ficou como fiel depositário dos equipamentos e a prefeitura também foi autuada.
O autor da denuncia, de 41 anos, também compareceu ao local e apresentou as autorizações ambientais em seu nome, motivo pelo qual realizou a denuncia, relatando que também já foram retirados do local 400 m3 de areia.
Fonte: Mídia Mineira