Galinhas são doadas a idoso que teve aves atacadas por onça-pintada 'fugitiva' em Juiz de Fora
17/05/2019 06:19 em REGIÃO

 

Integrantes da Comissão Interinstitucional responsável pela captura da onça-pintada em Juiz de Fora doaram nesta quinta-feira (16) 13 galinhas e 20 quilos de ração ao aposentado que teve o galinheiro atacado pelo felino. Especialistas encontraram indícios de que a onça havia atacado e matado galinhas na propriedade dele.

onça-pintada foi capturada na noite do último domingo (12), no Jardim Botânico da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). As buscas por ela duraram cerca de 20 dias, e captura foi anunciada nos perfis oficiais do local nas redes sociais.

A equipe foi até a casa do aposentado Francisco de Assis Ferraz, de 73 anos, no Bairro Parque das Torres, e fez uma surpresa para ele, com a doação das galinhas e da ração. Os novos animais se juntaram às outras mais de cem galinhas criadas por ele soltas no quintal da casa.

A bióloga e analista ambiental Sarah Stutz Reis, do Centro de Triagem de Animais Silvestres, em Juiz de Fora, do Instituto Estadual de Florestas (Cetas/IEF), destacou que a ação do aposentado contribuiu de forma relevante para auxiliar no monitoramento e captura da onça-pintada.

 

“A gente quer só retribuir a ajuda que o senhor deu para pegar a onça. Pessoas como o senhor precisam ser valorizadas”, justificou.

 

O idoso permitiu que a equipe de especialistas instalasse uma armadilha de caixa metálica ao lado do galinheiro, na semana passada, na esperança de o animal retornar ao quintal. Para isso, foi preciso retirar parte do muro de madeira da casa para a passagem da estrutura. Ele também se dispôs a ficar atento à movimentação no local e a avisar a equipe de captura em caso de a onça ser alcançada.

De acordo com o aposentado foram mortas oito galinhas e feridas outras três, incluindo um galo. Ainda segundo o relato do aposentado, a onça foi por duas noites seguidas ao terreiro dele. Na primeira, atacou as aves, e na segunda foi até lá para comê-las.

 

Fonte: G-1 Zona da Mata

 

 
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!