Juiz de Fora registra primeira morte por Influenza A em 2019
18/05/2019 07:38 em REGIÃO

 

Juiz de Fora registrou a primeira morte pelo vírus Influenza A não subtipado em 2019. O óbito foi divulgado nesta sexta-feira (17) no boletim epidemiológico pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG).

Não foram divulgados dados da vítima, como nome, idade, sexo e o hospital em que estava internada no município no dia da morte. O G1 entrou em contato com a Secretaria Municipal de Saúde para confirmar as informações e aguarda retorno.

Ainda conforme o boletim, também foi registrado um caso de Influenza A não subtipado na cidade de Barbacena. O caso, no entanto, não evoluiu a óbito.

 

Vacinação

 

De acordo com Departamento de Vigilância Epidemiológica e Ambiental (Dvea), a cobertura vacinal em Juiz de Fora chegou a 61,25% no balanço divulgado nesta sexta. O levantamento aponta que 101.427 das 165.591 pessoas esperadas se imunizaram.

A vacina trivalente protege contra os três subtipos do influenza: H1N1, H3N2 e influenza B. Ela é composta por vírus inativados, ou seja, mortos, e, por isso, é muito segura. A dose é contraindicada para pessoas que têm alergia grave a ovo de galinha.

As doses das vacinas estão disponíveis nas 63 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), no Departamento de Saúde da Criança e do Adolescente (DSCA), no Departamento de Saúde do Idoso (DSI) e no PAM-Marechal, de segunda a sexta-feira:

  • Unidades Básicas de Saúde: 8h às 10h30 e 13h às 16h30 – todos os grupos prioritários;
  • Departamento de Saúde da Criança e do Adolescente: 8h às 15h30 – Rua São Sebastião, 772 – crianças, gestantes e puérperas;
  • Departamento de Saúde do Idoso: 8h às 15h30 – Rua Batista de Oliveira, 943 – somente idosos;
  • PAM Marechal: 8h às 16h30 – sala de vacinação no 3° andar – Todos os grupos prioritários, menos os idosos.

 

 

Sintomas

 

Os sintomas da contaminação pelos tipos A e B do Influenza são febre alta e súbita, tosse, dor de garganta, dor no corpo, dor nas articulações e dor de cabeça. No caso do H1N1, subtipo da Influenza A, dois sintomas que chamam a atenção são a falta de ar e o cansaço excessivo.

É importante distinguir a gripe do resfriado comum, que é muito mais leve, com sintomas menos graves, como coriza, mal estar, dor de cabeça e febre baixa.

 

Prevenção

 

Os cuidados para evitar o contágio pelo H1N1 seguem as mesmas regras da prevenção de qualquer tipo de gripe, que incluem:

 

  • evitar manter contato muito próximo com uma pessoa que esteja infectada;
  • lavar sempre as mãos com água e sabão e evitar levar as mãos ao rosto e, principalmente, à boca;
  • sempre que possível, ter um frasco com álcool-gel para garantir que as mãos sempre estejam esterilizadas;
  • manter hábitos saudáveis, alimentar-se bem e beber bastante água;
  • não compartilhar utensílios de uso pessoal, como toalhas, copos, talheres e travesseiros;
  • caso haja indicação, utilizar uma máscara para proteger-se de gotículas infectadas que possam estar no ar;
  • evitar frequentar locais fechados ou com muitas pessoas.

Fonte: G-1 Zona da Mata

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!