Prefeitura decreta situação de emergência em saúde pública em Viçosa
21/05/2019 14:25 em REGIÃO

 

Viçosa está em situação de emergência em saúde pública por causa da dengue e demais doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. O decreto de 5.326 de 2019 foi assinado pelo prefeito Ângelo Chequer nesta segunda-feira (20).

Pelo mesmo motivo, o Executivo decretou situação de alerta no dia 25 de abril. De acordo com a Prefeitura, o decreto assinado na segunda autoriza que a Secretaria de Saúde realize uma série de medidas, como contratação imediata de profissionais, aquisição de materiais e insumos e medidas administrativas necessárias a contenção do surto.

A Prefeitura informou os seguintes dados sobre as doenças, referentes ao levantamento atualizado nesta segunda-feira (20)

As unidades de referência, que tem uma estrutura montada com salas de hidratação para receber a população são as unidades básicas de saúde (UBSs) dos bairros Nova Viçosa, São José/Barrinha e do distrito de São José do Triunfo, além da Policlínica e dos hospitais.

 

Mutirão

 

De acordo com a Prefeitura de Viçosa, segue o trabalho de visitação nas casas, combate aos focos e de mutirão de limpeza de materiais inservíveis que podem se tornar criadouros do mosquito Aedes aegypti.

No próximo sábado (25), os trabalhos serão realizados nos bairros Amoras, São José, Floresta, Vau Açu e Inácio Martins, de 8h às 11h. Haverá a coleta de garrafas, latas, pneus, lonas, plásticos e sucatas. Os moradores devem colocar na porta das casas o material que será recolhido no dia da ação daquele bairro, respeitando o horário da ação e os tipos de objetos que serão recolhidos.

Desde o início do mês, foram recolhidos 29 caminhões de materiaisnos bairros Santo Antônio, São Sebastião, União, Vale do Sol, Cidade Nova e Barrinha.

 

Em abril, a houve a aplicação de inseticida Ultra Baixo Volume (UBV), utilizado para controle do mosquito transmissor, a um raio de 300 metros dos casos notificados.

 

Fonte: G-1 Zona da Mata

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!