A partir da edição do Decreto Estadual 47.557 de 10 de dezembro de 2018, começou a ser exigida em todas as escolas públicas e privadas de Minas Gerais a organização de ações e projetos para promoção da alimentação adequada, saudável e sustentável, incluindo o incentivo ao consumo de frutas, legumes e verduras, e, a proibição do fornecimento e comercialização de alguns produtos. Com objetivo de orientar as escolas da rede municipal de Recreio, na última terça-feira (4), o tema “alimentação saudável” foi discutido em reunião na Secretaria Municipal de Educação e Cultura.
O Decreto Estadual apresentado regulamentar a Lei 15.072, de 5 de abril de 2004, que dispõe sobre a promoção da educação alimentar e nutricional nas escolas públicas e privadas do sistema estadual de ensino (a lei já vedada o fornecimento e a comercialização de alguns tipos de alimentos nas escolas). Em 2010, a Secretaria do Estado de Educação publicou a Resolução 1.511, de 26 de fevereiro, orientando a aplicação da legislação, mas, apenas nas escolas estaduais. A partir do decreto 47.557 a alimentação saudável deve ser promovida em todas as escolas, ou seja, também nas redes municipais.
A Secretária de Educação e Cultura, Maria José Lacerda “Zezé”, disse que o primeiro momento é de orientação e divulgação das exigências, e, no segundo semestre projetos e ações serão desenvolvidos em todos os colégios municipais. As atividades integradas ao plano pedagógico vão ser criadas supervisionadas pelo assessor pedagógico, Márnio Jatobá, em parceria com a nutricionista da rede, Monique Simões.
“Vamos desenvolver estudos da pirâmide alimentar, proporção nutricional de alimentos, traçar perfil nutricional das escolas com levantamento do índice de massa corporal dos alunos e criar cardápios conforme a necessidade nutricional das escolas, além de outras ações”, informou a nutricionista Monique.
Márnio Jatobá, que é também servidor estadual, na E.E Presidente Carlos Luz, em Conceição da Boa Vista, aonde há mais de 2 anos já desenvolve projetos de alimentação saudável, inclusive, com a criação de uma horta escolar, disse estar empolgado para iniciar as atividades e mostrar para todos que é possível viver bem com alimentação adequada, saudável e sustentável.
Na reunião para discutir o tema participaram também a representante da Secretaria Municipal de Saúde, enfermeira de PSF, Vanessa Manhães; Igor Ribeiro, da equipe da Secretaria de Educação; Rose Paiva, vice-diretora da E.M Professora Nice Damasceno de Almeida Muniz; Rosilaine Martins, supervisora das escolas rurais; Gilcimara Cardozo, equipe da Secretaria de Educação; Luciana Gouvêa, vice-diretora da E.M João Damasceno Ferreira; e Luiza Peixoto, diretora do C.E.M Criança Feliz.
Fonte: Pólis Recreio