Fotografias do ponto mais alto de Leopoldina são divulgadas.
09/06/2019 06:26 em LEOPOLDINA

 

Quem passa pela Comunidade de São Martinho, no Distrito de Providência, não imagina que, a poucos quilômetros dali, está o ponto culminante de Leopoldina – até mesmo alguns moradores não sabiam disso.

Muitos pensam que o Morro do Cruzeiro é o local mais alto de Leopoldina, no entanto, o Alto de Santa Úrsula, é o ponto mais elevado, com 712 metros acima do nível do mar e uma altura aproximada de 397 metros do solo; Já o Morro do Cruzeiro tem 630 metros do nível do mar e 385 metros de altura do solo.

Algumas imagens foram divulgadas pelo fotojornalista do Leopoldinense João Gabriel Baía Meneghite, que está percorrendo a região, realizando filmagens para o curta-metragem ‘Leopoldina e seus distritos’.

 “Foi difícil encontrar o ‘Alto de Santa Úrsula’, pois, no inicio das pesquisas, apenas tinha como referência o nome da montanha, nada mais do que isso. Após consultar a historiadora Nilza Cantoni, recebi mapas antigos e uma carta geográfica do IBGE, com informações detalhadas e indicações da proximidade com a Fazenda Santa Úrsula, facilitando a busca”, disse João Gabriel ao Jornal Leopoldinense.

A entrada para o local se dá por uma estrada vicinal à direita de São Martinho, percorrendo 5,8 quilômetros através de uma via estreita, de difícil acesso, que faz ligação com o distrito de Água Viva e o município de Estrela Dalva. Em vários pontos desse trajeto é possível observar a imponente e linda montanha.

Existem poucas informações sobre o Alto de Santa Úrsula. Nesta sexta-feira, 07 de junho, foi possível estimar a altura da pedra em relação ao solo, utilizando uma aeronave remotamente pilotada (DRONE). O sobrevoo, utilizando o princípio da sombra, indicou 397 metros.

Segundo informações obtidas por nossa reportagem, já houve pessoas que chegaram ao topo da montanha, realizando serviços de medição do local. 



 

Fonte: Jornal Leopoldinense

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!