De acordo com a Ebserh, foram investidos cerca de R$ 325 mil em obras de infraestrutura e compra de equipamentos. Após as obras, a unidade passou a contar com cinco leitos em funcionamento para o tratamento.
Além das reformas estruturais, foram feitas instalações de um novo aparelho de climatização e filtragem, maquina de aférese, medicamentos e outros objetos para o serviço de transplante de medula óssea.
“Essa intervenção é muito importante para os usuários, pois somos o único hospital público da região que realiza esse tipo de transplante. Por isso, há uma demanda assistencial muito grande”, afirmou o superintendente do HU-UFJF/Ebserh, Dimas Araújo.
Segundo dados do hospital, desde o credenciamento para a realização de transplantes de medula óssea, em outubro de 2013, foram realizados mais de 350 procedimentos no local.
Em 2018, houve 33 transplantes. Conforme o analista administrativo do HU-UFJF/Ebserh, Igor de Brito Andrade, com a reforma e os novos equipamentos, o setor poderá ampliar seus atendimentos.
Desde novembro de 2014, o hospital faz parte da Rede Ebserh. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais em todo o Brasil.
Fonte: G-1 Zona da Mata