Número de casos confirmados de chikungunya em Recreio sobe para 9
13/06/2019 06:20 em REGIÃO

 

Na última semana 4 casos positivos da febre chikungunya – doença transmitida pelo Aedes aegytpi – haviam sido confirmados em Recreio pela referência técnica da Vigilância Epidemiológica Municipal, Leandra Rosa. Na terça-feira (11), mais 5 notificações somaram-se as essas 4 e o número de casos subiu para 9.

A confirmação da presença da doença em Recreio foi feita através dos exames laboratoriais – sorologia – realizados no Gerenciador de Ambiente Laboratorial/FUNED da Macrorregional de Juiz de Fora. Não houve registro confirmado de dengue.

Os casos foram confirmados nos seguintes bairros:

  • Planalto…5 casos;
  • Canto dos Ferreira…2 casos;
  • Avenida…1 caso;
  • Botafogo…1 caso.

Ainda não existe vacina ou medicamentos contra a febre chikungunya, ou seja, a única forma de prevenção é acabar com o mosquito Aedes aegytpi, mantendo o domicílio sempre limpo, eliminando os possíveis criadouros. Roupas que minimizem a exposição da pele durante o dia, quando os mosquitos são mais ativos, proporcionam alguma proteção às picadas e podem ser adotadas principalmente durante surtos. Repelentes e inseticidas também podem ser usados, seguindo as instruções do rótulo. Mosquiteiros proporcionam boa proteção para aqueles que dormem durante o dia (por exemplo: bebês, pessoas acamadas e trabalhadores noturnos).

A Vigilância Epidemiológica indica que ao paciente que ao sentir qualquer um dos sintomas (febre alta de início rápido, dores intensas nas articulações dos pés e mãos, além de dedos, tornozelos, pulsos, cabeça, musculares e manchas vermelhas na pele) que ele procure imediatamente o Pronto-Socorro Municipal.

Fonte: Pólis Recreio

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!