Estudante cataguasense vai participar de competição mundial de Matemática
15/06/2019 06:59 em REGIÃO

 

O estudante cataguasense Caio Bertolato Pereira, 17 anos, está prestes a registrar um feito histórico. Pelo segundo ano consecutivo vai participar da Asia International Mathematical Olympiad (AIMO), que acontece de 04 a 08 de agosto em Taipei, capital de Taiwan, na Ásia. Trata-se de uma das principais competições de Matemática do mundo onde Caio conquistou ano passado a medalha de prata.

Apaixonado por Matemática, Caio é aluno do terceiro ano do ensino médio do Colégio Coluni, em Viçosa. Ano passado ele conquistou o primeiro lugar na etapa estadual da competição e prata na fase nacional. Os dois resultados o credenciaram a ir para Bangcoc, na Tailândia, onde aconteceu a AIMO, quando obteve a medalha de prata na sua categoria (Ensino Médio). Este ano, ele está mais confiante na medalha de ouro, garante sua mãe, Jaqueline Bertolato Silva Pereira, pois o jovem já conquistou duas medalhas de ouro nas etapas regional e nacional desta competição. Com tanto talento assim, ela revela o sonho do filho: “fazer engenharia aeronáutica”. Para isso vai prestar vestibular no ITA e na USP, as duas escolas referências na área no Brasil, explicou a mãe com uma ponta de orgulho.

Mas para que Caio possa trazer esta medalha para Cataguases, será preciso vencer uma nova batalha. Ano passado, foi à Bangcoc graças aos recursos de sua família que pagou a cara viagem e sua permanência naquela cidade. Este ano, porém, a poupança minguou e o gênio cataguasense da Matemática está buscando patrocínio para poder fazer bonito novamente do outro lado do mundo. De acordo com Jaqueline a despesa de Caio para ir a Taipei participar da AIMO será de R$ 12 mil, entre passagens de avião, hospedagem e alimentação. “Estamos divulgando entre amigos, parentes e também nas redes sociais na tentativa de conseguir este patrocínio”, conta esperançosa.

Outra iniciativa dela foi criar uma Vaquinha Virtual na internet para arrecadar doações. Quem puder ajudar com qualquer valor, afirma Jaqueline, será muito bem-vindo. O link para acessar o site é http://vaka.me/610391. “Vai aparecer a foto de Caio em Bangcoc ano passado”, orienta a mãe dele. Ela ainda revela estar procurando empresas na região que possam patrocinar o filho a fazer esta segunda viagem. “Do ponto de vista empresarial não é um patrocínio caro para empresas, mas nossa dificuldade inicial é apresentar nossa proposta e o estudante que Caio é, afinal, não é todo dia que um aluno do interior consegue representar sua cidade e o país em uma competição mundial de Matemática com chance real de trazer mais uma medalha”, argumenta, Jaqueline.

 

Fotos: Arquivo da família/ Fonte: Marcelo Lopes

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!