4º Encontro Regional de Folia de Reis de Leopoldina será em agosto na Praça Félix Martins
17/06/2019 05:59 em LEOPOLDINA

 

A Naconda Produções e Eventos, sob o comando de Carlos Eduardo do Nascimento, acaba de anunciar a realização no dia 03 de agosto de 2019, às 18:00 horas e no domingo, dia 04 de agosto, às 14:00 horas, na Praça Félix Martins, no centro de Leopoldina, do 4º Encontro Regional de Folia de Reis de Leopoldina.
 
Segundo Carlos Eduardo, cada Grupo de Folia terá 30 minutos para cantoria e mais 15 minutos para apresentação dos palhaços. Ao final de cada apresentação serão entregues certificados e medalhas a todos os membros que também participarão de um jantar.


 
Carlos Eduardo do Nascimento "Naconda" organizador do encontro


Folia de Reis


A Folia de Reis, derivada dos festejos realizados às vésperas e no Dia dos Reis Magos, surgiu na Espanha, no início do século XIII e de lá foi para Portugal. Foram os portugueses que, no século XIX, a trouxeram para o Brasil. Enquanto na Europa as folias tinham a finalidade de divertir a população, aqui elas ganharam o caráter religioso, tornando-se uma das principais peças do nosso folclore.

Na Europa, o antigo calendário fixou a celebração do Natal em  6 de janeiro e, posteriormente, em 25 de dezembro. No entanto, a antiga data preservou a sua importância e foi tradicionalmente ocupada pelos festejos do Dia dos Reis, evocando a visita que os Reis Magos fizeram ao Menino Jesus, encontrado sob a indicação da  estrela que brilhava, anunciando o nascimento de um Rei. 

Narra o texto bíblico que naquela ocasião, depois da longa procura pelo Menino, os viajantes do oriente o encontraram com a sua mãe. Diante Dele, em adoração, abriram seus cofres e lhe ofereceram presentes: ouro, incenso e mirra. Conta a tradição que três Reis Magos vieram do oriente longínquo, seguindo a estrela que anunciava o nascimento.

A Folia de Reis é uma manifestação cultural, religiosa e festiva que faz parte do folclore brasileiro, sendo muito comum em nossa região, principalmente em Leopoldina.


 
Fontes> Carlos Eduardo do Nascimento (Naconda) e Arquivo do Jornal Leopoldinense

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!