Projeto social ensina primeiros socorros em acidentes domésticos em Cataguases
18/06/2019 05:30 em REGIÃO

 

Moradores do Bairro Ana Carrara receberam nesta manhã de domingo, 16 de junho, a primeira edição do Projeto Social Théo Lopes, encabeçado pelo técnico de enfermagem do Hospital de Cataguases e do Serviço de Atendimento Médico de Urgência – SAMU – Girlean de Souza Neves. A iniciativa ocorre após o falecimento do bebê Théo Lopes Pinheiro de Faria, ocorrido no dia 04 último, vítima de engasgo. Ele é primo de Girlean que, por causa disso, decidiu homenageá-lo por meio deste projeto que visa ensinar as pessoas primeiros socorros em casos de urgência e emergência.

Participaram do evento realizado nas dependências da Escola Municipal Maria José Peloso, moradores do Bairro e o presidente da Associação de Moradores do Bairro Ana Carrara, Anderson Moura. Compuseram a equipe de profissionais que ministraram palestras e demonstrações práticas, a médica Shami Galiu Cunha, técnica de enfermagem Silvânia Augusto Modesto e o bombeiro civil, Geraldo Freitas.

Ao abrir o projeto, Girlean explicou: “Estamos iniciando o projeto “Théo Lopes”, com o objetivo de levar informações à população, através de palestras e demonstrações técnicas de primeiros socorros, que muitas vezes não sabe como proceder em casos de emergência durante acidentes, tanto com crianças quanto adultos”, disse. Durante a palestra, ele mostrou como proceder em casos de acidente com engasgo, sufocamento ou asfixia (tecnicamente falando “OVACE – Obstrução de Vias Aéreas por Corpo Estranho).

“A asfixia é uma causa de morte frequente após engasgo com alimentos ou por ingestão de corpo estranho. É mais comum em crianças, mas pode acontecer também com os adultos”, explicou, acrescentando que este episódio pode levar à inconsciência em dois minutos, causar lesões cerebrais após três minutos e até à morte, salientou. “Alimentos e objetos podem provocar asfixia. Isso acontece quando são engolidos e, ao invés de irem para o esôfago (o caminho que o alimento faz), ficam presos antes dele ou entram pela traqueia, que leva o ar aos pulmões. Nestes dois o ar é impedido de passar, causando o sufocamento e a asfixia”, ensinou.

A médica ortopedista, Samih Galil Cunha (foto), apresentou os casos mais comuns de emergências ortopédicas em crianças e ressaltou a importância do atendimento de primeiros socorros às crianças que é uma população mais vulnerável. Já a enfermeira Silvânia Augusto Modesto, funcionária do Hospital de Cataguases, tratou sobre cuidados com recém-nascidos e amamentação.

Girlean revelou que a próxima palestra do Projeto Social “Théo Lopes”, esta marcada para 20 de junho, no bairro Leonardo. Ele pretende percorrer todos os bairros com o projeto, mas os interessados devem agendar por meio do telefone (032) 9 8441-3908.

Fonte: Marcelo Lopes

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!