O aposentado Manoel Bernardino, de 91 anos, lançou nesta quarta-feira (26) o livro de poesias “Em busca dos sonhos perdidos” em Juiz de Fora, na Zona da Mata mineira. Até os 85 anos, o aposentado não tinha sido se quer alfabetizado.
“Seu Manoel”, como é chamado carinhosamente, revelou que este é mais um sonho realizado, o primeiro tinha sido a conclusão do ensino médio. O aposentado destacou que para conquistar seus objetivos foi necessária muita força de vontade.
Com as dificuldades financeiras enfrentadas pela família, ele não teve a oportunidade de frequentar a escola quando era criança ou adolescente.
“Era uma vida sacrificada e não sobrava tempo para estudar. Minha família era toda de gente pobre, muito pobre”, destacou.
O aposentado Manoel contou que com o passar dos anos se casou, teve filhos e até ficou viúvo. Ele explicou que foi quando completou 85 anos que decidiu ir para uma sala de aula da Educação de Jovens e Adultos (EJA), onde se tornou exemplo de vida e para toda a turma.
“O Seu Manoel é um grande exemplo. Eu acho que todo mundo devia seguir o exemplo dele”, afirmou a estudante Zilda das Torres.
“Quando a gente volta a estudar depois de certa idade às vezes ficamos envergonhados, achando que estamos muito velhos e de repente me deparo com o Seu Manoel na sala, com 91 anos, radiante, e que nunca faltou um dia se quer de aula”, declarou outra estudante, Fabrícia Pascoaline.
Um detalhe especial do livro lançado por ele é que as 103 poesias foram escritas ainda durante o período em que estava sendo alfabetizado. O senhor Manoel, no entanto, garantiu que os sonhos não param por aqui. O próximo passo é fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
“Eu vou continuar! Enquanto existir vida, existe vontade”, completou.
Idoso que se formou no ensino médio aos 91 anos lança livro de poesia em MG
Fonte: G-1 Zona da Mata