Uma campanha conclamando a população de Leopoldina a participar da doação de sangue no Posto Avançado de Coleta Externa do Hemominas tem sido reforçada a cada semana pela Secretaria Municipal de Saúde. Desde ontem (26), um carro de som está percorrendo os bairros da cidade com uma mensagem estrelada por nomes conhecidos do rádio local.
Da Rádio Jornal AM os comunicadores Jairo Fernandes, Arnaldo Spíndola e Marcos Paixão, juntamente com Berto Oliveira, Haroldinho e Josie Honorato, da Rádio Cidade FM 104,3 colocaram suas vozes na mensagem, que apela para que as pessoas sejam doadoras de sangue. A ideia de reunir locutores das emissoras de Leopoldina partiu da secretária de saúde Lúcia Gama, que espera atrair a atenção do público ao reconhecer as vozes que falam diariamente através das ondas do rádio, fazendo com que aumente o interesse em participarem da doação de sangue. O radialista Júlio Cesar Martins manteve os contatos com os profissionais do microfone, que de pronto aceitaram participar do projeto.
As edições em stúdio foram concluídas nesta quarta-feira (27). Confira:
https://youtu.be/SblwTngr1M4
O nível do estoque de bolsas de sangue precisa ser mantido para atender à demanda, e todos os esforços estão sendo feitos para alcançar este objetivo. Cada doação de sangue é capaz de salvar quatro vidas.
O candidato ou candidata a doador de sangue deve ter entre 16 e 69 anos, peso acima dos 50 Kg, estar em condições plenas de saúde, não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 24 horas e estar alimentado, além de apresentar documento original oficial com foto, filiação e assinatura. Em poucos minutos são retirados aproximadamente 450 ml de sangue, explicou Natália, volume que contribui para salvar até quatro vidas, além de não fazer falta ao doador. Uma doação é capaz de salvar 4 vidas.
Mais informações podem ser obtidas através dos telefones 3449-7114 e 3449-6448.