A Guarda Municipal de Juiz de Fora está promovendo curso de iniciação à informática para pessoas em situação de rua atendidas no Centro de Referência Especializado para a População Adulta (Centro Pop).
As aulas são abertas a todos os usuários do serviço, com o limite de seis alunos por vez. "Além de aproximar a Guarda Municipal da comunidade, estamos fazendo muito mais que a simples formação oferecida no curso. Estamos promovendo a dignidade e a reintegração de pessoas na sociedade", disse a comandante da instituição, Emilce de Castro.
Todo o processo de aprendizagem é por meio da plataforma digital que hospeda o curso. Os alunos conhecem ferramentas de edição de texto, recursos da internet, inscrição em site de empregos, educação a distância, mídias sociais, criação de currículos virtuais e e-mails.
"As pessoas passam a lidar com um universo antes impensável para elas e começam a compreender coisas que antes julgavam distantes da sua realidade. O curso é uma forma de inclusão digital real, pois os aproxima do mundo da informática e abre novos horizontes de oportunidades", explicou a responsável pela aplicação do curso, guarda municipal Roberta Mokdeci.
O trabalho de inclusão digital iniciado em 2017 já beneficiou idosos, usuáriodo Centro Pop e egressos do sistema prisional, de acordo com a Prefeitura.
Fonte: G-1 Zona da Mata